Site icon

Starship aterra com sucesso pela primeira vez

Elon Musk, founder of SpaceX and chief executive officer of Tesla Inc., arrives at the Axel Springer Award ceremony in Berlin, Germany, on Tuesday, Dec. 1, 2020. Tesla Inc. will be added to the S&P 500 Index in one shot on Dec. 21, a move that will ripple through the entire market as money managers adjust their portfolios to make room for shares of the $538 billion company. Photographer: Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg via Getty Images

A nave Starship, nesta quarta-feira passada, subiu 10 km, onde depois a SpaceX aterrou a com sucesso à quinta tentativa, nas quais as anteriores acabaram em quatro explosões.  

O voo de testes bem-sucedido é um feito para o avanço tecnológico e significa uma grande vitória para a empresa de Elon Musk.

O magnata dos negócios partilhou no Twitter o antes e o depois com uma simples mensagem, referindo que a aterragem foi ‘normal’.

Mas nem tudo correu na sua perfeição pois houve um pequeno incêndio na base do foguete SN15 de 50 metros de altura pouco após tocar no chão. Segundo as imagens, os funcionários da empresa apagaram rapidamente as chamas.

Foi por volta das 17h25 locais, na base de Boca China, situado no sul do Texas, que foi lançado o foguete SN15, onde alcançou os 10 km de altitude e realizou uma série de manobras de voo.

John Insprucker, locutor da SpaceX, explicou num comunicado que “não é incomum com o combustível de metano” usado pelo foguete SN15 criar chamas. De modo a esclarecer o assunto, acrescentou que os engenheiros ainda estão a resolver vários problemas do projeto.

A Nasa anunciou que irão usar uma versão da Starship como módulo de pouso lunar, sendo que a agência espacial americana quer voltar a enviar humanos à Lua. Este fator fez com que a SpaceX estivesse a enfrentar uma pressão acrescida para ter êxito com este voo nesta quarta-feira passada.

FONTE: Sapo24

Exit mobile version