Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalVila Nova de Gaia

Abre portas o Museu de Moda e Têxtil construído em plena pandemia

O Museu de Moda e Têxtil nasceu em plena pandemia, por 10 milhões de euros, no novo quarteirão do World of Wine (WOW), localizado no centro histórico de Vila Nova de Gaia, junto às Caves de Vinho do Porto, perto da Taylor’s.

O museu casa a indústria têxtil e a moda de autor, tendo sido organizado em dois pisos, numa área de cerca de dois mil metros quadrados. Este projeto foi desenhado pelo arquiteto Vitor Miranda com o Studio Astolfi.

A inauguração do museu vai ser marcada pela apresentação da ‘Fashion & Design’.

Catarina Jorge, a coordenadora do projeto do novo museu, avançou ao Diário de Notícias, que a abertura da instituição vai acontecer no dia 20 de maio, pelo meio dia, 12h00.

O primeiro piso é dedicado à indústria têxtil em Portugal, onde se irá puder aprender a importância e impacto daquele setor no desenvolvimento da região Norte de Portugal, como também a nível da economia nacional.

Entre os muitos itens da exposição, ainda nesta secção, fazem parte duas curtas-metragens relacionadas com a indústria têxtil, produzidos por alunos de Artes da Universidade da Beira Interior.

O segundo piso deste museu é dedicado à moda de autores portugueses (designers), ao calçado nacional e ainda à arte da filigrana, uma arte portuguese onde se solda finos fios de metal, com o objetivo de compor um desenho.

O Museu da Moda e do Têxtil faz parte de um projeto de maiores dimensões, onde estão incluídos ainda mais cinco museus – Museu do Vinho, Museu sobre a região do Porto, Museu da Cortiça, Museu do Chocolate e o Museu sobre o ritual da bebida.

World of Wine projeto inicial visto de cima

A responsável pelas Relações Públicas do projeto, disse à Lusa, que o valor total do investimento rondou os “106 milhões de euros”.

Todos os museus do WOW, segundo Catarina Jorge, estão a realizar protocolos com escolas da região com o objetivo de “promover o conhecimento” e “trazer visitantes aos museus”.

O Museu de Moda e Têxtil, composto também por um restaurante, contou com um investimento de 10 milhões de euros, um valor que inclui a construção e a remodelação do edifício para o museu e para as zonas comerciais adjacentes.

Mais novidades e informações sobre os museus em WOW Museus.

DONTE: DN

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial