Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19País

Quem violar regras das praias vai ser multado

As autoridades encarregues vão multar aqueles que não cumprirem as regras de prevenção nas praias, sendo que a época balnear vai arrancar já no dia 15 de maio.

Entre muitas, algumas das regras que os banhistas terão de cumprir será respeitar a sinalética de ocupação dos areais ou quem não usar máscara nos acessos à praia, restaurantes, paredões ou balneários. Senão poderão a vir ser multados, podendo chegar aos 100 euros.

Segundo o Jornal de Nóticias, que teve acesso ao projeto de decreto-lei aprovado no Conselho de Ministros de seis de maio, as multas vão variar entre os 50 e os 100 euros e afirmaram que a postura da Polícia Marítima vai mudar, sendo que a ação destes, no verão passado, estava essencialmente voltada para a sensibilização dos cidadãos.

Os concessionários também podem vir a ser multados, entre 500 a mil euros, por casos de falhas de higienização e limpeza dos seus equipamentos.

As normas de frequência das praias em pouco diferem das do ano ano passado. No entanto, vai ser aplicadas novas medidas, onde os caixotes do lixo vão ter uma rede à volta para evitar que as máscaras deitadas fora caiam para o areal e cheguem ao mar e o uso de equipamentos de praia, como as gaivotas ou escorregas, voltam a ser permitidos, com uma série de regras de higienização associadas, aprovadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O decreto-lei deve ser publicado esta semana, onde se irá saber com mais pormenor as regras impostas pelas autoridades nas praias e o que vai dar mesmo multa.

Para já sabe-se que são as praias de Cascais e algumas praias do Algarve, que devem arrancar com a época balnear este sábado. Nestas praias os banhistas têm que ter em atenção às seguintes regras que não sendo cumpridas podem dar multa:

– a quem não respeitar o distanciamento de 1,5 metros entre pessoas no acesso à praia ou entre 1,5 e três metros no areal;

– obrigação de uso de máscara até à chegada ao local onde os banhistas vão estender a toalha;

– o respeito pelas sinaléticas de ocupação e

– não respeitar a proibição de qualquer prática desportiva com duas ou mais pessoas no areal (incluindo raquetes).

FONTE: Sapo24

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial