O Cartaz Cultural desta semana inicia-se com:
- “Multiplex 2021: Júlio Bressane”, nos dias 19 e 20 de maio pelas 19h30, nos dias 21 e 22 pelas 16h e 19h30 no Rivoli. A sua entrada é gratuita e trata-se de uma iniciativa da Universidade Lusófona do Porto. Júlio Bressane é o mais respeitado cineasta vivo brasileiro e encontra-se associado ao cinema marginal brasileiro.
- De 19 a 27 de maio “Oficinas critique!” estarão a decorrer no Teatro Nacional São João de forma online, pelas 21 horas em ambos os dias.
No âmbito do programa Vizinhanças, e prosseguindo a experiência anterior em torno de Castro, Luís Mestre investe na condição de espectador uma outra potência, aguçando o nosso olhar sobre Espectros, a nova encenação de Nuno Cardoso. Na primeira sessão, o encenador e dramaturgo fará uma exposição teórica sobre crítica teatral, fornecendo aos participantes ferramentas que os habilitem a produzir análise escrita ou oral. Na segunda sessão, o encontro será online, para troca de impressões e análise do espetáculo.
- “Renaud Herbin” estará no Rivoli nos dias 20 de maio pelas 14h30, 21 de maio pelas 10h30 e 14h30 e dia 22 de maio pelas 11h e 16 horas. O seu preço é de 2,50 euros para crianças e grupos escolares e de 7 euros para adultos. Tem uma duração de 40 minutos e está classificado para maiores de 3 anos.
Duas jovens sonham em mudar de pele. À sua volta têm uma bancada de trabalho, blocos de terra e algumas ferramentas que permitem iniciar a experiência.
- De 20 de maio a 6 de junho “Espectros” no Teatro Carlos Alberto com sessões às 19h e às 16 horas. A sua duração é de 2 horas e está classificado para maiores de 12 anos.
Filho pródigo, Osvald Alving regressa a casa dos pais com uma “infeção”. Na sua presença, adensam-se as sombras de um conjunto de “atitudes antiquadas e crenças mortas”, os “espectros” que envenenam o presente e hipotecam as possibilidades de futuro.
- “Palcos instáveis” no Rivoli pelas 19h30 nos dias 21 e 22 de maio. O seu preço é de 7 euros, a sua duração de 50 minutos e está classificado para maiores de 12 anos.
A supervalorização dos espaços urbanos está protegida pela noção de evolução, na qual não cabem constrangimentos quando o fim é uma acidental de uma população ou o seu controlo propositado.
- Ainda no dia 21 de maio “Zacharias toca Mozart” na Casa da Música, pelas 19h30. O seu preço é de 14 euros e a sua classificação é para maiores de 6 anos.
As interpretações dos concertos para piado de Mozart por Zacharias no duplo papel de solista e maestro estará disponível na casa da música para quem quer viver momentos mágicos através de dois grandes maestros.
- Também “Insónias com Fernando Mendes” estará no dia 21 de maio no Teatro Sá da Bandeira pelas 20h30 nos dias 21 e 22 de maio. O seu preço varia entre os 12 e os 20 euros.
- “Rúben Branco e convidados” no Teatro Sá da Bandeira pelas 20h30, com um preço de 10 euros.
- No dia 23 de maio “As canções de Maria”, pelas 15 horas no Coliseu do Porto. Os seus preços variam entre os 16 e os 120 euros e está classificado para maiores de 3 anos.
As Canções da Maria, projeto infantil criado por Maria de Vasconcelos com o objetivo mostrar às crianças que aprender pode ser divertido. No decorrer do espetáculo Maria, Mathias, Mathilde e Manon vão mostrar várias canções, poemas, lengalengas e muitas curiosidades, ao mesmo tempo que passam por temáticas escolares tão interessantes como a História de Portugal ou noções de matemática.
- Também no dia 23 de maio “Pássaro de fogo”, pelas 10 horas na Casa da Música. Este evento tem um valor de 10 euros.
Propuseram-nos um espetáculo em que, embalados pela viagem do príncipe Ivan na procura do Pássaro de Fogo, passamos do compositor russo a outros autores, a novas músicas e destinos, à descoberta de que cada pássaro tem características e gostos específicos, mas é de todos em conjunto que nasce a verdadeira música. O concerto, que entretanto visitou os auditórios municipais de Vila Real e de Espinho, volta à sua casa-mãe.
- Por fim, no dia 25 de maio “Sessões Especiais Wong Kar Wai”, pelas 17 horas e 20h30 na Casa da Música. O seu preço é de 4 euros por sessão.
O primeiro filme de Wong Kar Wai, Ao Sabor da Ambição, inédito em sala em Portugal, é um filme de gangsters que tem lugar nas ruas de Hong Kong. Andy Lau interpreta um baixo funcionário da máfia, dividido entre um romance florescente com a sua prima e a sua lealdade para com o seu impulsivo parceiro de crime cujas tentativas imprudentes de ganhar reconhecimento resultam num ciclo de violência que parece não ter fim.