Plataforma de Comunicação Digital

PaísPolitica

Exames nacionais passam para formato digital até 2025

Notícia avançada pelo Jornal de Notícias (acesso pago)

As provas e exames nacionais vão deixar de ser feitos, gradualmente, em papel, de modo a cumprir o objetivo previsto dos mesmos serem totalmente feitos em formato digital até 2025.

Esta medida – que já começou a ser implementada – faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem um custo estimado de 12 milhões de euros.

Segundo o documento apresentado no site do Governo (na página 197), um dos objetivos do PRR, no âmbito da educação, é “adotar processos desmaterializados de elaboração, distribuição, aplicação, realização e classificação das provas de avaliação interna e externa”, onde estima-se que o investimento feito neste projeto permita aumentar “de forma gradual o número de provas abrangidas até 2025”.

Este ano, devido à pandemia provocada pelo COVID-19, para enquadrar o ensino à distância, os testes dos 3º, 6º e 9º ano já foram feitos de forma digital.

Ainda no mesmo documento pode se ler que “a reforma da educação digital pretende reduzir as desigualdades sociais e educativas no acesso ao mundo digital e construir uma base para o exercício da cidadania e participação ativa”, revertendo assim as baixas médias de literacia digital em tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Para garantir esta transação até 2025, o Governo vai usar a “bazuca” europeia para robustecer as infraestruturas e equipamentos das escolas, mudando as componentes letivas, onde se vai começar pelo “aprofundamento” das TIC no ensino básico e a “integração de áreas de competências digitais” no básico e secundário.

Esta secção do PRR tem como objetivo final “criar condições para a inovação educativa e pedagógica através do desenvolvimento de competências em tecnologias digitais, da sua integração transversal nas diferentes áreas curriculares e da modernização do sistema educativo português.

FONTE: ECO

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial