Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19País

Em junho podem ser já vacinadas pessoas com mais de 30 anos

Notícia avançada pelo Público (acesso pago).

No mês de junho espera-se um aumento significativo da chegada de doces de vacinas, resultando numa possível mudança de estratégia de vacinação contra o COVID-19.

A ‘Task-Force’ adiantou que o plano nacional de vacinação, em Portugal Continental, possa a vir ser alterado, arrancando a vacinação das pessoas a partir dos 30 anos já no mês que vem e que ocorra em simultâneo com a das faixas etárias dos 40 e 50 anos.

O vice-almirante Henrique Gouveia Melo, coordenador da ‘Task-Force’ indicou que o objetivo é começar a vacinar a faixa etária mais jovem até ao final de junho.

“Vamos abrir mais do que uma faixa etária sequencialmente, mas quase ao mesmo tempo”, explicou.

Uma fonte da ‘Taks-Force’ explicou ao Público que prevê se que uma semana depois de se começar a vacinar os maiores de 50 anos, comece a vacinação das pessoas com mais de 40 anos e, uma semana depois, a dos maiores de 30 anos.

A mesma fonte explicou que o objetivo é evitar o desperdício das doses da Johnson & Johnson, que em Portugal é recomendada apenas para maiores de 50 anos.

Desta forma, o plano é administrar as vacinas da Pfizer e da Moderna aos menores de 50 anos, enquanto se vacinam as pessoas na faixa etária dos 50-59 anos, e outras pessoas de faixas etárias mais acima ainda por vacinar, com as doses da Johnson & Johnson, que deverão chegar em grandes quantidades durante o mês de junho.

Segundo esta e citando a fonte do Público, é possível que uma pessoa com mais de 30 anos seja vacinada antes de uma outra pessoa com mais de 50 anos.

Esta mesma estratégia pode vir a ser alterada caso a Direção-Geral da Saúde venha a alterar a recomendação sobre a vacina Johnson & Johnson e acabe com a restrição etária.

FONTE: SAPO24

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial