Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Cartaz Cultural – Semana 26 de maio a 1 de junho

O cartaz cultural desta semana começa com o evento:

  • “Mariana Amorim/Esquiva com inquietação com as voltas ao mundo”, que continua em exibição no Rivoli até ao final deste mês. Aqui propõem-se um espetáculo, a partir da obra poética e revolucionária de Aires Torres, com cruzamentos de várias linguagens artísticas, entre a dança, a música, o teatro e o vídeo.
  • Nos dias 27, 30 e 31 de maio não pode perder “Quintas de Leitura – a minha carne é o teu nevoeiro perpétuo”, pelas 19h30 no dia 27 de forma presencial, no Campo Alegre. Nos dias 30 e 31 este evento decorre de forma online, em exibição continua a partir das 17h do dia 30. Este evento tem um valor de 9 euros para a sessão presencial e de 3,50 para a sessão online, uma duração de 1h30 e está classificado para maiores de 12 anos.

“Quintas de Leitura” está a comemorar 20 anos de ação poética e, para a sua comemoração, foram escolhidos 20 e tal poemas que continuam a encher o coração de quem os ouve.

  • Nos dias 28 e 29 de maio “Companhia Nacional de Bailado – Dançar em tempos de guerra”. Este evento decorre no Rivoli pelas 19 horas em ambos os dias, tem um valor de 9 euros, uma duração de 1 hora e está classificado para maiores de 6 anos.

Este é um programa que reúne duas obras de dois coreógrafos de referência do século XX – Martha Graham e Kurt Joss – que refletem as inquietações dos seus autores sobre a guerra.

  • Ainda no dia 28 de maio “Understage – Gonçalo Penas e Afonso Ferreira” pelas 21 horas no Rivoli. Este evento tem um preço de 7 euros, uma duração de 50 minutos e está classificado para maiores de12 anos.

Um concerto duplo que conta com Gonçalo Penas e Afonso Ferreira, que são dois dos maiores promissores da música eletrónica portuguesa e dos mais notáveis representantes do género musical conhecidos como “Power Ambient”.

  • “Monólogos da Vagina” estará no Coliseu do Porto pelas 21 horas nos dias 28 e 29 de maio. O seu preço varia entre os 15 euros e os 135 euros.

Este é um espetáculo que conta com pequenos textos/monólogos. Cada um deles lida com a experiência feminina, abordado diversos assuntos do universo feminino. Este espetáculo conta com a presença de Paula Lobo Antunes, Marta Andrino e Teresa Guilherme.

  • Para terminar o dia 28 de maio, “The Black Mamba” sobem ao palco do Pavilhão Rosa Mota, pelas 20 horas. O seu preço varia entre os 10 euros e os 18 euros. The Black Mamba serão, então, os últimos artistas a subir ao palco nesta primeira edição do Festival Santa Casa Portugal ao Vivo.
  • Passando para o dia 29 de maio, “História(s) da dança: Martha Graham e Kurt Joss, com Maria José Fazenda”. Este espetáculo acontece no âmbito da Companhia Nacional de Bailado, já aqui mencionado, de forma online, pelas 15 horas. A sua participação é gratuita mediante inscrição prévia.

Há quem diga que precisamos de uma enciclopédia ou de um manual para entender um espetáculo de dança contemporânea. Nesta atividade, cada sessão é um fascínio, onde cada um vai construir o seu próprio manual ou a sua enciclopédia.

  • Também no dia 29 de maio “Novos talentos – Duo Francisco Domingues e Tiago Azevedo e Silva – Guitarra e Violoncelo”.  Este evento decorre pelas 17 horas no Rivoli, tem um preço de 5 euros, uma duração de 45 minutos e está classificado para maiores de 6 anos.

Estes dois artistas juntaram-se para fazer um duo em 2019. As várias possibilidades de timbre, de textura e de volume de violoncelo e guitarra permitem a exploração de várias cores e sons.

  • Ainda no dia 29 de maio “Chiado Comedy Club” no Teatro Sá da Bandeira, pelas 19 horas. O seu preço é de 7,50.
  • “Os Azeitonas” sobem ao palco do Pavilhão Rosa mota no dia 29 de maio, pelas 20 horas. O seu preço varia entre os 10 e os 18 euros. Este é o início da segunda edição do festival Santa Casa Portugal ao vivo, que vai decorrer no Pavilhão Rosa Mota, com 10 concertos, tal como foi a sua primeira edição.
  • Também no dia 29 de maio “A quarta de Sibelius – Orquesta Sinfónica da Casa da Música”, pelas 18 horas na Casa da Música. O seu valor é de 18 euros.
  • O último evento do dia 29 de maio conta com “Dia de Festa”, também na Casa da Música, pelas 10 horas. O seu valor varia entre os 6 euros e os 8 euros.

O tempo de festas populares está a chegar um pouco por todo o país. Aqui será realizado uma espécie de arraial português criado a partir de instrumentos populares portugueses.

  • Passando para o dia 30 de maio “Concertos Promenade 2.0 – Pedro e o Lobo”, pelas 11 horas no Coliseu do Porto. Este evento tem um valor de 6 euros a 72 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Esta é a história que se conta através da música e que marca o regresso ao coliseu de histórias realizadas para toda a família, que acontece todos os meses, ao domingo de manhã e que conta com a participação de diversas orquestras.

  • O dia 30 de maio reserva ainda “Brincar com Mozart”, pelas 10h30 na Casa da Música. Este evento tem um valor de 10 euros e de 7,50 para o segundo acompanhante.

A viagem para os mais novos pelo mundo de Mozart continua e promete reunir famílias num momento único e de viagens às composições de Mozart.

  • O mês de junho inicia-se com “Sofia Arriscado e Constanza Givone – Lapso”, no Rivoli. Este evento é online em horário continuo até ao final do mês de junho e está classificado para maiores de 12 anos.

Num mundo cada vez mais digital e em velocidade, surge a necessidade de abrandar e de desenvolver novos formatos de apresentação e, sobretudo, de criação e modos de trabalho que nos permite continuar a consolidar trabalhos artísticos. Também neste espetáculo a imagem em movimento vai cruzar-se com áreas da dança, do circo contemporâneo, literatura, teatro e formas animadas, para atingir um maior público-alvo.

  • No dia 1 de junho pode ainda assistir a “Sessões especiais Joseph Losey – Ver primeiro com Media filmes”, pelas 17h30 e 20h30 no Rivoli. O seu preço varia entre os 4 euros e os 6 euros. Trata-se de um projeto de filmes de anos passados, numa autêntica viagem ao passado e a grandes interpretes do século XX.
  • Para terminar o Cartaz Cultural desta semana “Tiago Batista – Quinteto” pelas 19h30 na Casa da Música. O seu valor é de 6 euros. Tiago Batista procura os caminhos do jazz e vai apresentar o seu trabalho na Casa da Música.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial