O F. C. Porto vai integrar o Pote 3 no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, depois dos ingleses do Manchester United terem perdido esta noite de quarta-feira com os espanhóis do Villarreal, por 11-10 nas grande penalidades, na final da Liga Europa, após o 1-1 no fim do tempo regulamentar e prolongamento.
Os Dragões esperavam que os “red devils” e o Chelsea vencessem as respetivas finais europeias para integrarem o Pote 2, porém a derrota da equipa de Manchester na final da Liga Europa deitou isso a perder e os azuis e brancos podem ter de enfrentar alguns dos clubes mais poderosos.
A distribuição das equipas a partir do Pote 1 é feita com base no coeficiente da UEFA, e os azuis e brancos têm mais nove equipas melhor posicionadas – Real Madrid, Barcelona, Juventus, PSG, Liverpool, Sevilha, Manchester United, Chelsea e Borussia de Dortmund.
Mesmo que os blues conquistem a Champions ao Manchester City, os alemães têm melhor coeficiente que os portistas e serão eles os beneficiados. Já o triunfo dos “cityzens” coloca os campeões russos, o Zenit, no Pote 1, pois City, campeão inglês, ocuparia a vaga existente para o campeão europeu.
Fonte: JN