Plataforma de Comunicação Digital

País

Hoje é o último dia para responder aos Censos 2021 online

Já responderam mais de 10 milhões de pessoas aos cena resposta pela internet, através dos códigos deixados nas caixas de correio portuguesas, no entanto há outras opções.

Hoje, segunda-feira, dia 31 de maio, é o último dia pra cumprir o prazo de resposta aos Censos 2021. Quem não responder até esta segunda-feira será notificado pelas equipas de recolha e pode estar sujeito a multa.

Os Censos são a maior operação estatística nacional que deve ser feira preferencialmente pela internet, mas ainda existem outras opções disponíveis.

Em meados de abril, os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) deixaram cartas pelas caixas de correio do país com códigos e palavra-passe para as pessoas responderem aos Censos através da Internet.

Quem ainda não conseguiu responder aos Censos 2021 pela plataforma online, tem a opção de se dirigir à Junta de Freguesia (com a carta que recebeu do INE), pode ainda aguardar pela visita do Recenseador atribuído à sua área ou ainda fazê-lo por telefone, ligando para a Linha de Apoio [21 054 2021] (se não o conseguir fazer online e por motivos de saúde ou isolamento).

Segundo indicações do INE ao jornal ECO, apesar de esta segunda-feira marcar o final do prazo, se ainda faltarem respostas, as “equipas de recolha vão contactar e notificat os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido”. No entanto, o organismo pode “vir a aplicar as coimas previstas na lei no caso de recusa a responder aos Censos 2021”, acrescentaram.

Os resultados dos Censos 2021, prevê o INE, vão estar disponíveis em três fases, onde primeiro os resultados preliminares até quatro meses após o momento censitário, a seguir são lançados os resultados provisórios até dez meses e, finalmente, toda a informação censitária até 18 meses após o momento censitário.

FONTE: ECO

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial