Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19FutebolPaís

Ordem de isolamento para os adeptos ingleses que estiveram no Porto

Os adeptos ingleses que estiveram presentes na final da Liga dos Campeões, no passado sábado na cidade do Porto, tanto do Chelsea, como do Machester City, foram contactados pelas autoridades de saúde britânicas para ficar em isolamento.

Esta notícia foi avançada, esta quinta-feira, pelos órgãos de comunicação social do Reino Unido e confirmado pelo Público junto de adeptos que estiveram presentes no Estádio do Dragão.

O Departamento de Saúde britânico recusou avançar o número de adeptos infetados, quando foi questionado pelo Público, tendo sublinhado apenas a importância dos testes e isolamentos.

De modo a facilitar a deteção de contágios, as autoridades de saúde britânica exigiram que todos os adeptos que se deslocaram ao Porto para a competição realizasem um teste até 48 horas após o regresso ao Reino Unido.

Segundo o The Independent, pelo menos cinco aviões que transportaram adeptos do Machester City registaram casos de infeção.

O Público apurou ainda que também os adeptos que saíram do Porto, sem ser em voos charters organizados pelos clubes, também receberam ordens para evitar o contacto com outras pessoas e permanecerem em casa nos próximos dias.

O ministro Michael Gove, que esteve no Estádio do Dragão, no momento que recebeu a mensagem das autoridades de saúde britânica, estava reunido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. O ministro em questão foi obrigado a abandonar a reunião em que se encontrava com Johnson e restantes líderes do Governo após receber a indicação de que teria de entrar em isolamento.

Estiveram no Estádio do Dragão 16 500 adeptos, sendo que 12 mil bilhetes foram dados exclusivamente a adeptos britânicos. Destes 12 mil a maioria voou em charters organizados pelos clubes que jogaram na final, tendo estes chegado ao Porto durante a manhã de sábado. Estes deixaram Portugal na madrugada de domingo; Contudo, nas horas que antecederam ao voo de partida, vários adeptos aproveitaram para circular livremente na cidade, muitos sem usarem máscaras e respeitarem o distanciamento social.

O Governo teria prometido aos portugueses que mesmo com a chegada de milhares de adeptos ingleses iriam haver uma bolha, que acabou por não se verificar, tendo as críticas sobre o comportamento dos mesmos ter sido geralmente negativa.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) recomendou, logo no domingo, que todos aqueles cidadãos portugueses que participaram ou frequentaram espaços onde se realizaram os festejos da final da ‘Champions’, redobrem a atenção para eventuais sintomas de COVID-19 e reduzam os contactos sociais nos próximos 14 dias.

Ainda esta passada quinta-feira, o Reino Unido retirou oficialmete Portugal da chamada ‘lista verde’ de destinos para os turistas britânicos.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial