Site icon Rádio Portuense

Cartaz Cultural – Semana 9 a 15 de junho

O cartaz cultural regressa para mais uma semana cheia de eventos e que se iniciam:

“Here Not Here” é um minidocumentário sobre a peça “Elenit” que será apresentada no Teatro Rivoli nos dias 11 e 12 de junho. Este minidocumentário permite ao espectador entrar nos bastidores, passando pelos ensaios e camarins dos artistas que fazem parte deste evento.

Trata-se de um agradecimento e ao mesmo tempo de uma despedida. Na verdade, trata-se de dois “Luís”. Um é Luís Vaz de Camões e o outro um ex-ator que devido a esta tempestade, se moveu para outros ventos.

Este é um espetáculo de dança que transporta os espectadores, através de linguagens clássicas e contemporâneas, para um patamar de elevação e energia.

Considerada a primeira ópera verista italiana, corrente que introduz um maior realismo na narrativa, por oposição ao romantismo. “Cavalleria Rusticana” é uma ópera num ato onde o amor, a tradição e a vingança são os ingredientes principais.

“Moullinex” dirige um laboratório sonoro, guiando-nos com canções e vozes que exploram o universo pop.

Esta é uma história que retrata o povo de cabo-verde através de uma mulher de futuro promissor no círculo do poder.

Em escultura ou pintura, um perfil perdido é a representação de uma figura ligeiramente de costas, com o rosto de lado. Explora a relação de pais e filhos, abordando questões desse género, assim como a perceção e o condicionamento que são inerentes às experiências de descendência e ascendência.

Programa que se completa com a música escrita no final do século XIX, por 3 conhecidos compositores-organistas de diferentes tendências.

“Chaos Walking – O Ruído”, um jovem vive num planeta distante do Novo Mundo, uma nova esperança para a humanidade, até ser atingido pelo “O Ruído”, uma infeção rara e perigosa que causou o inimaginável.

 “Demon Slayer – Comboio Infinito”, onde um grupo de amigos vai enfrentar um demónio a bordo do comboio infinito.

“Missão inesperada” – um ex-atirador de elite do exército quer simplesmente viver a sua vida junto à isolada fronteira dos EUA e do México. Porém, tudo muda após testemunhar a morte de uma emigrante. Por fim, “Espião inglês”, um thriller de espionagem baseado em factos verídicos que conta a história de um modesto empresário britânico recrutado para ajudar um dos maiores conflitos internacionais da história.


“Elenit” é uma tragédia cómica com personagens reais, mas imaginárias para aquele exato momento. Explora o ridículo e a transformação para analisar a perseverança da humanidade perante o desconhecido.

Este é um espetáculo inspirado no candeeiro de lava e na sua dinâmica. A banda desprende-se da bateria, guitarra e amplificadores enquanto ferramentas chave da música Rock, para abraçar a fundo a improvisação de instrumentos eletrónicos, digitais e analógicos.

Em 2021 comemora-se 400 anos do nascimento de Fontaine. Apontado por muitos como um dos pioneiros da escrita infanto-juvenil, escreveu dezenas de fabulas contadas de geração em geração.

A ideia de Acontecimento impõe-se para dar conta às forças que exercem formas históricas. Mas é apenas pela arte, pelo pensamento e pela técnica que responde ao Acontecimento. 

Exit mobile version