Plataforma de Comunicação Digital

Crime

Jovem detido por burlas de Mbway lucrou mais de 200 mil euros

Um jovem de 23 anos está acusado dos crimes de falsidades informática, burla informática agravada e acesso ilegítimo, através da prática das designadas “burlas MB way”.

O jovem foi detido em Aveiro, contudo já tinha conseguido arrecadar mais de 200 mil euros em 20 meses, após aceder a diversas contas bancárias através da aplicação MB way, burlas que rondavam os lucros de 8 mil euros por mês.

As principais vítimas do jovem eram anunciantes de bens em plataformas digitais de comércio de artigos usados, onde o detido as convencia a aderirem ao serviço MB way, para receberem o seu pagamento, momento em que, aproveitava a pressão existente na execução de um procedimento bancário novo na caixa multibanco, induzindo a associação ao cartão bancário deste serviço, de um telemóvel que tinha total disponibilidade.

O “burlão” é obrigado a apresentações bi-diárias, proibição de utilização de meios eletrónicos e proibido de contactos após ser presente às Autoridades Judiciárias.

O CM adiantou uma declaração da PJ, onde a mesma explicou que “a ação desenvolvida, que envolveu a realização de buscas e pesquisas que permitiram a apreensão de artigos e dados relacionados com os crimes, envolveu a obtenção de informações junto de entidades sedeadas fora da jurisdição nacional, que permitiram indiciar o suspeito, desde o ano de 2018, na utilização de plataformas de negociação “online”, como sejam dos mercados Forex, CFDs, Criptomoedas, Commodities e de pagamentos através de carteira virtual, por onde passaram parte dos valores retirados das contas bancárias das vitimas”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial