Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Semana cultural da Cidade do Porto

O Cartaz Cultural da sua Rádio Portuense está de volta com mais uma semana que se inicia com:

  • O dia 7 de julho reserva a estreia de “Viúva Negra”, um thriller de espionagem recheada de ação onde a Viúva Negra enfrenta um lado mais sombrio da sua vida, quando surge uma perigosa conspiração ligada ao seu passado.
  • Ainda dentro das estreias nos cinemas, mas no dia 8 “A Cada Passo Teu”, uma história de um psiquiatra cuja carreira ficou comprometida quando uma paciente, com quem tinha uma relação especial, se suicida.

“Annette” conta a história de um comediante de stand up, com um sentido de humor intenso, e uma cantora mundialmente famosa. O nascimento da primeira filha do casal vai mudar as suas vidas.

“BemBom”, um filme português que conta a história do grupo musical “Doce” que fizeram grande sucesso nos anos 80 e que ainda hoje são bastante acarinhadas pelo público. Um grupo criado por Tozé Brito que agora vê a sua história contada no grande ecrã.

  • De 8 a 10 de julho “Renata Portas com Público Reservado”, estará no Rivoli pelas 19h30. O seu preço é de 9 euros e está classificado para maiores de 14 anos.

Este é um espetáculo sobre o tempo e a morte e sobre a raça humana e todos os elementos que lhe foi atribuído.

  • Também de 8 a 10 de julho pode assistir a “Mosaico ‘21”, pelas 21 horas no Auditório Municipal de Gaia. Este evento tem um valor de 7,50 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Após a experiência de um longo tempo em confinamento, lançamos olhares e construímos novas paisagens a partir da perceção da cidade onde vivemos. No palco, a alquimia desta integração será revelada pelo corpo de um jovem aluno que, através da dança, reúne infinitas possibilidades, dinâmicas, qualidades, entre muitas outras coisas.

  • Pode, ainda, assistir, todos os dias, a um mágico espetáculo à volta do mundo ao longo de 17 experiências luminosas. Este evento, “Magical Garden” decorre diariamente no Jardim Botânico do Porto e os seus preços variam entre os 12,50 euros e os 15 euros, existindo descontos que podem ser aplicados de acordo com as faixas etárias.
  • De 9 a 18 de julho pode assistir a “Éramos todas Azucenas”, pelas 19 horas no Teatro Sá da Bandeira. Este evento tem um valor de 15 euros e está classificado para maiores de 14 anos.

Esta é uma história que se passa durante a ditadura argentina, da década de 70. O palco torna-se barra de tribunal, escola de parlamento, local de conferência de imprensa, entre outros locais que fazem parte desta história.

  • Dia 9 e dia 10 de julho pode assistir ao concerto de “Salvador Sobral”, no Teatro Sá da Bandeira. Este concerto foi antecipado para as 20 horas devido às novas normas da Covid-19, mas os bilhetes que já foram adquiridos mantêm-se válidos. Para quem ainda deseja adquirir bilhete, o seu preço varia entre os 10 e os 22 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Ainda no dia 9 de julho “A minha companhia de ópera” está no Arrábida Shopping, pelas 21 horas.

A sua entrada é livre. Nos últimos 2 anos, cerca de 500 crianças de vários agrupamentos de Vila Nova de Gaia tiveram a oportunidade de criar as suas próprias operas de autoria coletiva, com a orientação de formadores do Serviço Educativo da Casa da Música. Uma vez que estamos a chegar ao final deste ano letivo, é altura de apresentar o que aprenderam num espetáculo final que promete bastantes surpresas.

  • Passando para o dia 10, “Conferência de Kleist; O(s) Sentido(s) da justiça”, pelas 20h15 no Teatro Carlos Alberto. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.

No fecho de “O Duelo”, também apresentado neste Cartaz Cultural, é aberto um espaço de reflexão em torno da potência da novela de “Kleist”, escrita em 1811, para iluminar a vida contemporânea. Entre a lei e o amor, o acesso e o cálculo, a razão e o invisível, a justiça dos homens e uma justiça poética. Tudo se joga nas obras da vida e dos seus particulares duelos.

  • “Soirée de Bailado”, pelas 19 horas do dia 10 de julho no Coliseu do Porto. O seu preço varia entre os 18 euros e os 120 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Devido às novas normas da Covid-19 este evento foi então antecipado para as 19horas, sendo que estava inicialmente agendado para as 21 horas. Trata-se de uma gala de bailado que reúne mais de 200 participantes. As escolas de vários pontos do país vão também participar, numa viagem pelos diferentes mundos da dança, passando desde o Ballet, ao hip-hop, entre outros estilos de dança.

  • Também no dia 10 pode assistir ao “27º Festival Internacional de Música de Gaia”, pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 4 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Trata-se da criação de uma dinâmica de contacto de obras musicais e outras linguagens musicais. Neste festival, viagens inesquecíveis fazem com que a música se funda com monumentos e locais singulares.

  • Ainda no dia 10, um evento a pensar nos mais pequenos. “Os piratas também se apaixonam”, pelas 11horas e 15 horas no dia 10, e 15 horas no dia 11, no Teatro Sá da Bandeira. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Uma história que é, então, contada a pensar nos mais pequenos, que fala de sentimentos como o amor.

  • A terminar o dia 10 “Orquestra sinfónica do Porto da Casa da Música”, que atuam no Arrábida Shopping pelas 22 horas.

A Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música está de regresso a este centro comercial de Gaia, com músicas que prometem fazer brilhar numa noite de verão, passando por diversos compositores.

  • Passando para o dia 11 de julho “Maratona de violoncelistas 2021”, pelas 10 horas na casa da música.

Um evento recheado de concertos de violoncelo por alunos de escolas de música. É mais uma celebração e um momento em que os alunos do ensino vocacional expõem o seu talento.

  • A terminar o nosso Cartaz Cultural, mais um evento para os mais novos. “Musa”, pelas 10h30 e 15 horas na Casa da Música. O seu preço é de 10 euros (bilhete adulto e criança) e de 7,50 euros (bilhete segundo acompanhante).

O universo poético de Sophia de Mello Breyner e as referências que nele encontramos são o tapete voador em que os bebés partem à descoberta da música e de tudo o que faz parte da música.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial