Site icon Rádio Portuense

Semana cultural da Cidade do Porto

O Cartaz Cultural da sua Rádio Portuense está de volta com mais uma semana que se inicia com:

“Annette” conta a história de um comediante de stand up, com um sentido de humor intenso, e uma cantora mundialmente famosa. O nascimento da primeira filha do casal vai mudar as suas vidas.

“BemBom”, um filme português que conta a história do grupo musical “Doce” que fizeram grande sucesso nos anos 80 e que ainda hoje são bastante acarinhadas pelo público. Um grupo criado por Tozé Brito que agora vê a sua história contada no grande ecrã.

Este é um espetáculo sobre o tempo e a morte e sobre a raça humana e todos os elementos que lhe foi atribuído.

Após a experiência de um longo tempo em confinamento, lançamos olhares e construímos novas paisagens a partir da perceção da cidade onde vivemos. No palco, a alquimia desta integração será revelada pelo corpo de um jovem aluno que, através da dança, reúne infinitas possibilidades, dinâmicas, qualidades, entre muitas outras coisas.

Esta é uma história que se passa durante a ditadura argentina, da década de 70. O palco torna-se barra de tribunal, escola de parlamento, local de conferência de imprensa, entre outros locais que fazem parte desta história.

A sua entrada é livre. Nos últimos 2 anos, cerca de 500 crianças de vários agrupamentos de Vila Nova de Gaia tiveram a oportunidade de criar as suas próprias operas de autoria coletiva, com a orientação de formadores do Serviço Educativo da Casa da Música. Uma vez que estamos a chegar ao final deste ano letivo, é altura de apresentar o que aprenderam num espetáculo final que promete bastantes surpresas.

No fecho de “O Duelo”, também apresentado neste Cartaz Cultural, é aberto um espaço de reflexão em torno da potência da novela de “Kleist”, escrita em 1811, para iluminar a vida contemporânea. Entre a lei e o amor, o acesso e o cálculo, a razão e o invisível, a justiça dos homens e uma justiça poética. Tudo se joga nas obras da vida e dos seus particulares duelos.

Devido às novas normas da Covid-19 este evento foi então antecipado para as 19horas, sendo que estava inicialmente agendado para as 21 horas. Trata-se de uma gala de bailado que reúne mais de 200 participantes. As escolas de vários pontos do país vão também participar, numa viagem pelos diferentes mundos da dança, passando desde o Ballet, ao hip-hop, entre outros estilos de dança.

Trata-se da criação de uma dinâmica de contacto de obras musicais e outras linguagens musicais. Neste festival, viagens inesquecíveis fazem com que a música se funda com monumentos e locais singulares.

Uma história que é, então, contada a pensar nos mais pequenos, que fala de sentimentos como o amor.

A Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música está de regresso a este centro comercial de Gaia, com músicas que prometem fazer brilhar numa noite de verão, passando por diversos compositores.

Um evento recheado de concertos de violoncelo por alunos de escolas de música. É mais uma celebração e um momento em que os alunos do ensino vocacional expõem o seu talento.

O universo poético de Sophia de Mello Breyner e as referências que nele encontramos são o tapete voador em que os bebés partem à descoberta da música e de tudo o que faz parte da música.

Exit mobile version