Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Semana Cultural do Porto

O Cartaz Cultural desta semana inicia-se com:

  • “Pap Balleteatro”, nos dias 28 e 29 de julho, pelas 19 horas no Mosteiro São Bento da Vitória. Este evento tem um valor de 5 euros.

Tratam-se das provas de aptidão profissional dos alunos dos cursos de dança e de teatro do Balleteatro. Serão apesentados como sendo o resultado de uma pesquisa criativa e de exploração de novas soluções cénicas e performativas onde os alunos criaram o seu próprio projeto.

  • A partir do dia 28 de julho estão abertas as visitas guiadas à cúpula do Pavilhão Rosa Mota/Super Bock Arena. Uma fantástica viagem pelo Porto 360. Estas visitas têm vários horários possíveis, estão acessíveis pelo preço de 12,50 euros e aconselháveis a maiores de 12 anos. São visitas com cerca de 40 minutos, que lhe proporciona uma vista a 360º pela cidade do Porto.
  • De 29 de julho a 1 de agosto “Acts of Cod” estará no Teatro Sá da Bandeira. Este evento acontece pelas 21 horas dos dias 29, 30 e 31 de julho, sendo que o dia 31 de julho conta ainda com uma sessão pelas 18 horas. Já no dia 1 de agosto, pode assistir a este evento pelas 16h30. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Trata-se de uma pela de teatro que conta a história do Bacalhau. É verdade, aqui vai poder conhecer desde a perspetiva do pescador e da sociedade, ao próprio bacalhau, onde o espectador é levado a explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe. Entre o sonho e a realidade, é feita uma viagem desde o alto mar até às profundezas dos oceanos, Acts of Doc é, então, uma peça multidisciplinar em que o teatro, a dança, a música, o vídeo e as marionetas são os principais meios de expressão.

  • No dia 29 de julho pode também assistir a um concerto do “Quarteto de Cordas de Matosinhos”, na Casa da Música. Este concerto tem hora de início marcada para as 19h30 e um preço de 7 euros.
29 - Quarteto de Cordas de Matosinhos
  • O dia 29 é também sinónimo de estreias nos cinemas. Esta semana temos “D’artacão e os Três Moscãoteiros” – Mais uma aventura destes amigos, desta vez em Paris. Como já é de esperar, novos problemas e aventuras vão surgir para D’artacão e os Três Moscãoteiros resolverem. Um filme para assistir em família.

Também “Jungle Cruise – A Maldição nos confins da Selva”, tem data de estreia no dia 29 de julho. Um filme da Disney, que retrata os perigos e aventuras que as duas personagens vão ter que enfrentar na selva da Amazónia.

“Nas tuas mãos” é um filme onde a música é o grande segredo deste protagonista. Depois de fazer mais um assalto em conjunto com o seu grupo, Matthieu é preso e é o diretor do Conservatório Nacional Superior de Música que o consegue libertar, em troco de trabalho comunitário. Será que o seu grande segredo vai ser a salvação da sua vida? A resposta a uma pergunta que certamente será respondida neste filme.

O último filme a estrear esta semana nos cinemas é “Presos no Tempo”, onde uma família vai passar as férias de verão a uma ilha. Até que se apercebem que estão presos numa ilha deserta onde todo o seu tempo de vida se reúne a um único dia e tudo parece estar acelerado demais.

  • Passando para o dia 30 de julho “Leituras dramáticas” chegam ao Teatro Carlos Alberto pelas 10 horas. Este é um evento voltado essencialmente para escolas e, por isso mesmo, a inscrição por aluno é de 1 euro.

Estas são sessões com duração de cerca de 3 horas, numa sala de ensaios do Teatro Carlos Alberto ou numa outra Escola, onde os alunos do ensino básico e secundário vão dramatizar uma peça ou um texto de autores bem conhecidos, como Contos Populares Portugueses, de Adolfo Coelho, A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, ou “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett.

  • Ainda no dia 30 “Serenatas para Orquestra – Orquestra Sinfónica do Porto”, pelas 19h30 na Casa da Música. Este evento tem um valor de 10 euros.

O maestro Abel Pereira foi, em tempos, o chefe de naipe das trompas da Orquestra Sinfónica. Já a viver nos EUA à vários anos devido à sua carreira internacional, está agora de regresso ao Porto para este concerto.

  • No dia 31 de julho os “UHF”, sobem ao palco da Casa da Música, pelas 20h30. Este concerto tem um valor de 20 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Também no dia 31 de julho “Vizinhanças tão perto tão próximo”, no Teatro Nacional São João. O horário deste evento ainda não estava definido até ao fecho da edição deste Cartaz Cultural. Ainda assim, é um evento ao qual pode assistir de forma gratuita mediante levantamento de bilhete.

Este é um programa aberto e em aberto para a participação de qualquer pessoa que queira partilhar as relações de vizinhança física e afetiva.

  • “Território IV” estará no Mosteiro São Bento da Vitória nos dias 31 de julho, pelas 19 horas, e no dia 1 de agosto pelas 16 horas. O seu preço é de 6 euros.

O espetáculo final de “O território” está de regresso, um programa dos Estúdios Victor Córdon, com a colaboração da companhia Nacional de Bailado.

  • Também no dia 31 de julho, no âmbito de Noites de Verão Gaia 2021, “Fernando Rocha” subirá ao palco da Serra do Pilar, pelas 20h30. O valor dos bilhetes ainda disponíveis é de 10 euros.
  • Na onda de Noites de Verão de Gaia 2021, a abrir o mês de Agosto, “Diogo Piçarra” tem concerto marcado no dia 1 pelas 20h30. Este é já um concerto que se encontra esgotado.
  • De 1 a 8 de agosto “Porto Pianfest”, está de regresso com a sua 6ª edição. Com artistas estrangeiros a tocar em solo português, este Porto Pianofest vai passar por diversas salas portuenses, como a Casa da Música, a Reitoria da Universidade do Porto e o Conservatório de Música do Porto.

Sendo assim, este evento decorre no dia 1 de agosto pelas 18 horas, com Alexander Kobrin, com um valor de 15 euros. No dia 2 de agosto com José Ramon Mendez, pelas 19h30, com um valor de 7,50 euros e no dia 3 de agosto, com Artes em Diálogo, pelas 21 horas, com um valor de 10 euros.

  • Já no dia 7 de agosto é a vez dos “Anjos” atuarem na Serra do Pilar, pelas 20h30. Ainda existem alguns bilhetes disponíveis, no valor de 10 euros.
  • A terminar este Cartaz Cultural, “Bárbara Tinoco” tem concerto marcado, também na Serra do Pilar, no dia 8 de agosto pelas 20h30, com os bilhetes disponíveis no valor de 10 euros.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial