Site icon

Semana Cultural do Porto

O Cartaz Cultural desta semana inicia-se com:

Tratam-se das provas de aptidão profissional dos alunos dos cursos de dança e de teatro do Balleteatro. Serão apesentados como sendo o resultado de uma pesquisa criativa e de exploração de novas soluções cénicas e performativas onde os alunos criaram o seu próprio projeto.

Trata-se de uma pela de teatro que conta a história do Bacalhau. É verdade, aqui vai poder conhecer desde a perspetiva do pescador e da sociedade, ao próprio bacalhau, onde o espectador é levado a explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe. Entre o sonho e a realidade, é feita uma viagem desde o alto mar até às profundezas dos oceanos, Acts of Doc é, então, uma peça multidisciplinar em que o teatro, a dança, a música, o vídeo e as marionetas são os principais meios de expressão.

Também “Jungle Cruise – A Maldição nos confins da Selva”, tem data de estreia no dia 29 de julho. Um filme da Disney, que retrata os perigos e aventuras que as duas personagens vão ter que enfrentar na selva da Amazónia.

“Nas tuas mãos” é um filme onde a música é o grande segredo deste protagonista. Depois de fazer mais um assalto em conjunto com o seu grupo, Matthieu é preso e é o diretor do Conservatório Nacional Superior de Música que o consegue libertar, em troco de trabalho comunitário. Será que o seu grande segredo vai ser a salvação da sua vida? A resposta a uma pergunta que certamente será respondida neste filme.

O último filme a estrear esta semana nos cinemas é “Presos no Tempo”, onde uma família vai passar as férias de verão a uma ilha. Até que se apercebem que estão presos numa ilha deserta onde todo o seu tempo de vida se reúne a um único dia e tudo parece estar acelerado demais.

Estas são sessões com duração de cerca de 3 horas, numa sala de ensaios do Teatro Carlos Alberto ou numa outra Escola, onde os alunos do ensino básico e secundário vão dramatizar uma peça ou um texto de autores bem conhecidos, como Contos Populares Portugueses, de Adolfo Coelho, A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, ou “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett.

O maestro Abel Pereira foi, em tempos, o chefe de naipe das trompas da Orquestra Sinfónica. Já a viver nos EUA à vários anos devido à sua carreira internacional, está agora de regresso ao Porto para este concerto.

Este é um programa aberto e em aberto para a participação de qualquer pessoa que queira partilhar as relações de vizinhança física e afetiva.

O espetáculo final de “O território” está de regresso, um programa dos Estúdios Victor Córdon, com a colaboração da companhia Nacional de Bailado.

Sendo assim, este evento decorre no dia 1 de agosto pelas 18 horas, com Alexander Kobrin, com um valor de 15 euros. No dia 2 de agosto com José Ramon Mendez, pelas 19h30, com um valor de 7,50 euros e no dia 3 de agosto, com Artes em Diálogo, pelas 21 horas, com um valor de 10 euros.

Exit mobile version