O Silo Auto, edifício situado na baixa da Cidade do Porto, vai receber a etapa portuguesa do Red Bull BC One, uma das reconhecidas competições internacionais de breaking.
A primeira fase da competição, a 10 de setembro, é uma qualificação à porta fechada, que tem como objetivo envolver os melhores talentos e apurar os melhores B-boys (8 wildcards e 8 selecionados) e B-girls (1 wildcard e 3 selecionadas).
A final do evento acontece no dia 11 de setembro, onde vão sair os representantes nacionais para a final mundial do Red Bull BC One, que irá decorrer na cidade polaca de Gdansk, nos dias 5 e 6 de novembro. O júri será constituído por três elementos com créditos firmados na modalidade a nível internacional.
Esta etapa portuense marca o regresso da competição à Europa, depois de nos últimos anos ter visitado os cinco continentes, de Tóquio a Nova Iorque, passando pelo Rio de Janeiro e Paris.
Montra nacional e internacional
O Red Bull BC One tem sido, nos últimos 20 anos, o grande palco internacional de uma modalidade que está em crescimento. O breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas, é um movimento cultural iniciado nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e que rapidamente se expandiu por todo o mundo.
A maior e mais prestigiada competição mundial de Breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa a levarem bem longe as cores do país.
Na final mundial de 2020, o título masculino foi para o B-Boy Shigekix (Japão) – o mais novo de sempre a vencer a competição – enquanto que nas mulheres a B-Girl Kastet (Rússia) conseguiu a revalidação do título conquistado em 2019 na Índia.
Mais informações em www.redbullbcone.com
Fonte: Porto.pt