Site icon Rádio Portuense

Semana Cultural do Porto

A semana de eventos culturais do Porto inicia-se com:

Com Tartufo o teatro de garagem convida o espectador a revisitar o texto clássico aqui traduzido pela poeta Regina Guimarães. Com o pudor de quem reaprende a ler, incentiva-nos a construir pontes entre o passado, o presente e o futuro.

Para assinalar o início do ano letivo, os alunos das turmas de Dança e de Teatro do Balleteatro apresentam um espetáculo no Coliseu do Porto que resulta dos laboratórios de criação orientados por André Mendes, António Francisco Oliveira, Beatriz Valentim, Luísa Saraiva, Simão Luís e Tiago Sarmento.

João Seabra subirá ao palco do Pavilhão Rosa Mota e com ele tem Rúben Branco, com muita comédia e boa disposição à mistura.

Para explorar as várias formas do mal, um grupo vai afundar-se num mar de papel e transformar-se num coro posicionado numa tribuna. “Mal” pode referir-se a uma inquietação, a um desconforto, à dor, ao sofrimento, a muitas outras coisas que vão estar aqui em destaque. Entretanto, a embriaguez divina posiciona o mal como um estado de alucinação divina.


Por fim, Imunes é um filme que retrata a realidade da Covid-19. No filme o vírus chama-se covid-23 e conta o quarto ano consecutivo de um povo em confinamento. Enquanto algumas almas corajosas lutam contra forças de opressão, os americanos infetados são arrancados das suas casas à força e encerrados à força em campos de quarentena, onde não há como escapar.

Lara Martins foi uma das principais estrelas do musical “O Fantasma da ópera” apresentado em Londres. Com um repertório musical muito variado, neste recital vai apresentar o seu álbum de estreia a solo – “Canção”.

Há quem diga que necessitamos de um manual de instruções para melhor entender um espetáculo de dança contemporânea. Nesta sessão, cada um vai criar o seu próprio manual, a sua própria história da dança.

Este é, então, o primeiro concerto de originais de João Paulo Rodrigues que convida Rita Guerra, com quem lançou o single de apresentação, David Antunes, Patrícia Antunes & Patrícia Silveira e Shout!, entre muitos outros convidados surpresa. O valor arrecadado vai ajudar o IPO do Porto.

Este é um concerto da orquestra sinfónica do Porto da Casa da Música, que vai viajar até outros tempos, através de compositores que marcaram a história.

A celebração do dia mundial da música tem sido uma excelente oportunidade para desenhar projetos com escolas de música, coros e músicos. A vontade de celebrar a música é tanta que no dia 1 de outubro a Casa da Música vai apresentar os vídeos musicais que lhes foram chegando exatamente para comemorar o dia mundial da música.

Este é o segundo concerto duplo proposto pela Matéria Prima para o palco Understage, que conjuga dois nomes relevantes para a nova geração de produtores de música eletrónica portuguesa. Desta vez o diálogo faz-se entre a luz e trevas, onde e emoção e harmonia atuam como elementos de união.

Tendo como premissa o binómio arte-educação, abrimos um invulgar ginásio, um projeto do Teatro Nacional São João em parceria com o Teatro do Frio. Este Ginásio proporciona uma relação em rede. Estes encontros visam aprofundar valências, testar competências, treinar ferramentas de trabalho, trocar ideias e experiências.

Afonso Pais inaugura um novo capítulo de concretização artística de 4 anos depois da edição discográfica anterior. O artista convida-o a uma descoberta sobre como acontecerá a transposição da música deste novo disco para o palco.

Este projeto pretende abordar questões relacionadas com instrumentos atuais e antigos num concerto que apresentará obras criadas entre o século XVIII e XXI. O objetivo é demonstrar como podemos reinventar e desconstruir noções comuns sobre limitações históricas sobre os instrumentos.

Este projeto teve inícios em 2001. Depois de alguns concertos e de participações em várias compilações, lançaram em 2003 o seu álbum de estreia “April”. Desde então que o nível de atividade tem sido regular. O oitavo disco “Certain Rivers” editado em maio de 2021 conta um novo ciclo na vida deste projeto.

Este concerto de aniversário de Amália Rodrigues conta com Cusa Roseta, Gonçalo Salgueiro, Joana Amendoeira, Kátia Guerreiro e Ricardo Ribeiro, acompanhados por Pedro Castro, na guitarra Portuguesa, André Ramos na Guitarra do Fado e Jaime Santos no Baixo.

Desde há 20 anos que o curso superior de Jazz do país tem alimentado o circuito nacional com músicos criativos e projetos de alto nível artístico. Este é o concerto onde os alunos do curso de jazz da ESMAE vão poder mostrar os seus trabalhos, num formato exigente, apresentando-se num papel misto de compositores e interpretes.

Exit mobile version