Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Semana cultural do Porto

O Cartaz Cultural da cidade do Porto está de volta para mais uma semana e inicia-se com:

  • Dia 20 e 21 de outubro pode assistir a “Teatro de Ferro – A revolta dos objetos – uma conferência animada” pelas 19h30 no dia 20 e pelas 10h e 14h30 no dia 21 de outubro, no Campo Alegre. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Este é o 2º momento de um ciclo dedicado aos objetos que começou com o trabalho “objetateca popular itinerante”. O aparato de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão do mundo das coisas. Este dispositivo é, como todos os outros, um modo de organizar objetos, corpos, discursos e algumas regras. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer. O conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos insistem em ter uma palavra a acrescentar. Os objetos têm um modo especial para comunicar.

  • Também no dia 20 de outubro pode assistir a “O que o mundo precisa é de uma deusa” no Teatro Carlos Alberto, pelas 19h. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 18 anos.

Os espectadores da 32ª edição do Festival de Marionetas do Porto reequacionam a arte da marioneta e interrogam o nosso papel no mundo. Neste espetáculo é proposto uma ação poética da alucinação, entre o sonho e a realidade, para se procurar uma nova consciência.

  • Ainda no dia 20 de outubro tem “Pedro Melo Alves – Omniae Large Ensemble” pelas 21 horas. O seu preço é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Pedro Melos Alves tornou-se rapidamente uma referência do jazz. A proposta ao outuno em jazz resultou de um convite à Guimarães jazz 2020 que agora vai apresentar na Casa da Música.

  • No dia 21 de outubro pode ver “Lea Drouet – Violance” no Campo Alegre pelas 21 horas. O seu preço é de 12 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Este é um espetáculo falado em francês, mas legendado em português. Este espetáculo procura trazer o reverso das imagens de violência. Considerando que essas imagens nos impedem de agir e de sentir, tenta introduzir movimento em palco na identificação pré-construída de pessoas e situações. Sozinha em palco, numa caixa de areia, o ator vai construir e desfazer arquiteturas de paredes, paisagens e fronteiras.

  • “RDV Euro – Teto no Porto” apresenta o seu novo trabalho no Hard Club no dia 21 de outubro. Este concerto tem um valor de 30 euros, está classificado para maiores de 16 anos e tem hora marcada para as 20 horas.
  • Nos cinemas, estreias no dia 21 de outubro de “A Ilha de Bergman” onde um casal de cineastas americanos se refugia numa ilha para escrever os seus próximos filmes. Com tempo, a realidade e a ficção vai esbater-se com uma paisagem selvagem da ilha como cenário;

Também “Dune”, que retrata uma viagem mítica e emocional através da vida de um jovem brilhante e talentoso, que tem de viajar para o lado mais perigoso para assegurar a segurança da sua família e do seu povo.

 “Halloween Mata” Minutos depois de Laurie Strode, a sua filha Karen e a neta Allyson deixarem o monstro mascarado aurie é levada de urgência para o hospital com graves ferimentos, mas acreditando que finalmente matou o maior tormento de toda a sua vida. E é aqui que vai começar o verdadeiro terror.

“Fantasias” a história de seis casais que ao partilharem a sua vida, intimidade, problemas, entre outras coisas, percebem que todos querem o mesmo: a felicidade para si e para os respetivos parceiros.

  • Nos dias 22, 23 e 24 de outubro pode assistir a “Mecanika – Pour Bien Dormir” pelas 10h e 14h30 no dia 22 e pelas 16 horas nos dias 23 e 24 no Campo Alegre. Este evento tem um valor de 7 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Aqui vai ser apresentado um universo intenso e sugestivo evocando o mundo da noite e das sombras. Todas estas personagens são a preto e branco e intrigam pela sua estranheza particular. Evocam medos de infância, que aparecem à noite, no escuro e nas sombras. Quando a luz se apaga, tudo se anima no quarto das crianças. A história desenrola-se a partir de um jogo divertido e poético, confrontando esses medos.

  • Dia 22 e 23 de outubro tem, também, “Giuseppe Chico e Barbara Matijevic – Fore castering”, no Teatro Municipal do Porto pelas 19h30 no dia 22 e pelas 11h30 no dia 23. O seu valor é de 12 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Este espetáculo parte de uma coleção de vídeos amadores do maior site de partilhas de vídeo – o youtube. Sozinha em palco, Barbara manipula um computador portátil, que reproduz uma seleção de vídeos feitos por utilizadores anónimos. O resultado é uma experiência híbrida entre a realidade e o universo virtual.

  • De 22 de outubro a 22 de março “10 atos 100 anos” pelas 18h, no dia 22 de outubro.

10 anos 100 atos fecha oficialmente a comemoração dos 100 anos do Teatro Nacional São João, onde vão desfilar 10 momentos marcantes destes 100 anos.

  • De 22 a 24 de outubro “Teatros Nacionais: Missões, tensões e transformações” a decorrer no Teatro São João e no Mosteiro São Bento da Vitória, pelas 19h no dia 22 e pelas 10h nos dias 23 e 24.

Ao longo de 3 duas serão contadas histórias de teatros nacionais. O programa completo pode ser consultado no site do Teatro Nacional São João.

  • De 22 de outubro a 22 de novembro “Lear” estará no Teatro Nacional São João. Os horários para os dias de outubro serão os seguintes: 22h no dia 22, 19h no dia 23 e 16 no dia 24. A sua entrada é gratuita e está classificado para maiores de 12 anos.
  • Ainda no dia 22 de outubro “Tirullipa” no Super Bock Arena. O seu preço varia entre os 25 e os 35 euros.

Com um grande sucesso no Brasil, Tirullipa comemora a sua dose de alegria com um grande e inovador espetáculo – “Tirúvac”. Aqui será apresentado um espetáculo de stand up comedy recheado de piadas, paródias, imitações, músicas e muitas outras coisas. Indicado para todo o tipo de público, a atuação conta situações do quotidiano, além das mais engraçadas imitações das mais diversas personagens, cantores e celebridades.

  • 22 e 23 de outubro “Querido Luis” no Teatro Sá da Bandeira pelas 21 horas. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 12 anos.
  • Nos mesmos dias, e também no Teatro Sá da Bandeira, “Um novo amanhã” pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 7,50 euros e os 15 euros e está classificado para maiores de 12 anos.
  • Ainda no dia 22 de outubro tem “Deau – Apresentação do novo álbum”, pelas 22 horas no Hard club. O seu preço é de 10 euros, passando para 12,50 euros no dia do evento e está classificado para maiores de 14 anos.

Esta é a apresentação oficial do 3º disco de originais “Cabeça a Prémio” do rapper Deau.

  • Ainda no dia 22 de outubro “João Lencastre’s – Comunion 3” pelas 21 horas na Casa da Música. O seu preço é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • A encerrar o dia 22 de outubro “Violoncelo Russo” um concerto da orquestra sinfónica do Porto na Casa da Música pelas 21 horas. O seu preço é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Passando para o dia 23 de outubro “Fimpalitos” estará no Teatro Carlos Alberto pelas 10h. Este evento é classificado para maiores de 3 anos.

A partir da Madeira são construídos os corpos dos Fimpalitos e esta madeira é proveniente de sobras de cenografias de várias estruturas de teatros da cidade. Compete a cada construtor/ator desenvolver e personalizar o seu Fimpalito. O Festival Internacionnal de Marionetas do Porto fornece a cada participante as ferramentas e os materiais necessários para a sua construção e manipulação de uma marioneta.

  • O Coliseu do Porto recebe, no dia 23 de outubro, “The Gipsy Kings by Andre Reyes”. Um concerto que decorre pelas 22 horas e está classificado para maiores de 6 anos. O seu preço varia entre os 20 e os 240 euros.

Sucessos como “Bambolero”, “Djobi Djoba”, “Volare”, “Baila Me”, “Sin Ella”, entre outros serão alguns temas ouvidos neste concerto que marca a primeira vez do artista no Coliseu do Porto.

  • Nos dias 23 e 24 de outubro “Big Bears Cry Too” estará no Teatro Carlos Alberto pelas 19 horas no dia 23 e pelas 16 horas no dia 24. Este evento tem um preço de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

O palco é um terreno de jogo de objetos-criaturas à procura da sua individualidade. Um impaciente e pouco eficaz coração de plástico, um comprimido gigante com a função errada ou um urso de peluche vítima da sua própria graça. O riso e as lágrimas pautam um universo estranho que desnuda a nossa vulnerabilidade.


  • Ainda no dia 23 pode assistir ao regresso de Marco Paulo aos palcos. O arranque da tour 2021 deste incontornável nome da música inicia-se no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Um concerto notável com a voz de Marco Paulo, acompanhado por uma orquestra de músicos. O concerto tem hora marcada para as 21h30 e o seu valor varia entre os 30 e os 45 euros.
  • “Os sonhos de tom” em exibição na Casa da Música no dia 23 de outubro, pelas 16 horas e um preço de 8 euros.

Tom Sawyer é um nome marcante de muitas gerações. Tom sonha constantemente e sonha com loucuras de infância. Essas histórias vão ser apresentadas neste espetáculo que promete muitas surpresas.

  • Ainda no dia 23 de outubro pode também assistir a “TGB – banda Zil”, pelas 21 horas na Casa da Música. O seu preço é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Na primeira parte deste concerto, um trio de jazz invulgar por nomes incontornáveis do panorama português. Partimos de composições próprias ou pedidas emprestadas às tradições populares. O TGB – tuba, guitarra e bateria – canta com uma original combinação de instrumentos.

  • Passando para o dia 24 de outubro “Gustavo Sumpta – Sempre em pé” estará no Rivoli pelas 15 horas. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Inspirado no brinquedo sempre em pé, construiu-se uma meia esfera que será o palco. A performance evolui numa coreografia direcional. Aqui o palco e o performer estão sempre em movimento.

  • Também no dia 24 de outubro “As aventuras do Príncipe Achmed” estará no Coliseu do Porto pelas 11 horas. O seu preço varia entre os 6 euros e os 72 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

As narrativas do filme são inspiradas em várias histórias do livro “as mil e uma noites”. As curtas-metragens são histórias baseadas em contos populares, através da técnica de recorte e sombras.

  • Dia 24 de outubro pode assistir a “As histórias do João Pateta” no Teatro Sá da Bandeira pelas 16 horas. O seu preço é de 7 euros e está classificado para maiores de 3 anos.

Um espetáculo onde o que é dito é mais do que o que aparenta, onde o sangue português fervilha nas palavras das personagens. O amor e a inocência de uma criança são o ingrediente principal desta comédia pensada para toda a família.

  • O dia 24 reserva ainda “JP Simões First Hand” na sala M.Ou.Co, pelas 19 horas. O seu valor é de 15 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Ainda no dia 24 de outubro pode assistir a “Sinfonias Clássicas” pela Orquestra Sinfónica do Porto, na Casa da Música, pelas 12 horas. O seu preço é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.
  • O dia 26 de outubro reserva “Glenn Miller Orchestra” pelas 21h30 na Casa da Música. O seu preço é de 35 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Uma noite que faz viajar até pistas de dança americanas dos anos 30, passando por músicas que marcaram esses tempos.

  • A terminar o nosso Cartaz Cultural, “Palco assombrado – o teatro enquanto máquina de memória” estará no dia 26 de outubro no Teatro Nacional São João, pelas 19 horas.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial