Site icon Rádio Portuense

Semana cultural do Porto

O Cartaz Cultural da cidade do Porto está de volta para mais uma semana e inicia-se com:

Este é o 2º momento de um ciclo dedicado aos objetos que começou com o trabalho “objetateca popular itinerante”. O aparato de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão do mundo das coisas. Este dispositivo é, como todos os outros, um modo de organizar objetos, corpos, discursos e algumas regras. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer. O conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos insistem em ter uma palavra a acrescentar. Os objetos têm um modo especial para comunicar.

Os espectadores da 32ª edição do Festival de Marionetas do Porto reequacionam a arte da marioneta e interrogam o nosso papel no mundo. Neste espetáculo é proposto uma ação poética da alucinação, entre o sonho e a realidade, para se procurar uma nova consciência.

Pedro Melos Alves tornou-se rapidamente uma referência do jazz. A proposta ao outuno em jazz resultou de um convite à Guimarães jazz 2020 que agora vai apresentar na Casa da Música.

Este é um espetáculo falado em francês, mas legendado em português. Este espetáculo procura trazer o reverso das imagens de violência. Considerando que essas imagens nos impedem de agir e de sentir, tenta introduzir movimento em palco na identificação pré-construída de pessoas e situações. Sozinha em palco, numa caixa de areia, o ator vai construir e desfazer arquiteturas de paredes, paisagens e fronteiras.

Também “Dune”, que retrata uma viagem mítica e emocional através da vida de um jovem brilhante e talentoso, que tem de viajar para o lado mais perigoso para assegurar a segurança da sua família e do seu povo.

 “Halloween Mata” Minutos depois de Laurie Strode, a sua filha Karen e a neta Allyson deixarem o monstro mascarado aurie é levada de urgência para o hospital com graves ferimentos, mas acreditando que finalmente matou o maior tormento de toda a sua vida. E é aqui que vai começar o verdadeiro terror.

“Fantasias” a história de seis casais que ao partilharem a sua vida, intimidade, problemas, entre outras coisas, percebem que todos querem o mesmo: a felicidade para si e para os respetivos parceiros.

Aqui vai ser apresentado um universo intenso e sugestivo evocando o mundo da noite e das sombras. Todas estas personagens são a preto e branco e intrigam pela sua estranheza particular. Evocam medos de infância, que aparecem à noite, no escuro e nas sombras. Quando a luz se apaga, tudo se anima no quarto das crianças. A história desenrola-se a partir de um jogo divertido e poético, confrontando esses medos.

Este espetáculo parte de uma coleção de vídeos amadores do maior site de partilhas de vídeo – o youtube. Sozinha em palco, Barbara manipula um computador portátil, que reproduz uma seleção de vídeos feitos por utilizadores anónimos. O resultado é uma experiência híbrida entre a realidade e o universo virtual.

10 anos 100 atos fecha oficialmente a comemoração dos 100 anos do Teatro Nacional São João, onde vão desfilar 10 momentos marcantes destes 100 anos.

Ao longo de 3 duas serão contadas histórias de teatros nacionais. O programa completo pode ser consultado no site do Teatro Nacional São João.

Com um grande sucesso no Brasil, Tirullipa comemora a sua dose de alegria com um grande e inovador espetáculo – “Tirúvac”. Aqui será apresentado um espetáculo de stand up comedy recheado de piadas, paródias, imitações, músicas e muitas outras coisas. Indicado para todo o tipo de público, a atuação conta situações do quotidiano, além das mais engraçadas imitações das mais diversas personagens, cantores e celebridades.

Esta é a apresentação oficial do 3º disco de originais “Cabeça a Prémio” do rapper Deau.

A partir da Madeira são construídos os corpos dos Fimpalitos e esta madeira é proveniente de sobras de cenografias de várias estruturas de teatros da cidade. Compete a cada construtor/ator desenvolver e personalizar o seu Fimpalito. O Festival Internacionnal de Marionetas do Porto fornece a cada participante as ferramentas e os materiais necessários para a sua construção e manipulação de uma marioneta.

Sucessos como “Bambolero”, “Djobi Djoba”, “Volare”, “Baila Me”, “Sin Ella”, entre outros serão alguns temas ouvidos neste concerto que marca a primeira vez do artista no Coliseu do Porto.

O palco é um terreno de jogo de objetos-criaturas à procura da sua individualidade. Um impaciente e pouco eficaz coração de plástico, um comprimido gigante com a função errada ou um urso de peluche vítima da sua própria graça. O riso e as lágrimas pautam um universo estranho que desnuda a nossa vulnerabilidade.


Tom Sawyer é um nome marcante de muitas gerações. Tom sonha constantemente e sonha com loucuras de infância. Essas histórias vão ser apresentadas neste espetáculo que promete muitas surpresas.

Na primeira parte deste concerto, um trio de jazz invulgar por nomes incontornáveis do panorama português. Partimos de composições próprias ou pedidas emprestadas às tradições populares. O TGB – tuba, guitarra e bateria – canta com uma original combinação de instrumentos.

Inspirado no brinquedo sempre em pé, construiu-se uma meia esfera que será o palco. A performance evolui numa coreografia direcional. Aqui o palco e o performer estão sempre em movimento.

As narrativas do filme são inspiradas em várias histórias do livro “as mil e uma noites”. As curtas-metragens são histórias baseadas em contos populares, através da técnica de recorte e sombras.

Um espetáculo onde o que é dito é mais do que o que aparenta, onde o sangue português fervilha nas palavras das personagens. O amor e a inocência de uma criança são o ingrediente principal desta comédia pensada para toda a família.

Uma noite que faz viajar até pistas de dança americanas dos anos 30, passando por músicas que marcaram esses tempos.

Exit mobile version