Site icon Rádio Portuense

A Cultura da cidade do Porto

A semana cultural da Cidade do Porto que se inicia com:

No ano em que as “Quintas de Leitura” comemoram 20 anos de (an)danças ao serviço da Palavra, foram escolhidos 20 e tal poemas de amor que continuam a encher o coração de quem os ouve. A poesia dá, assim, palavras ao coração, são poemas que “restauram o assombro e a inocência”, nas vozes de Catarina Carvalho, Marta Bernardes, Teresa Coutinho, João Paulo Costa e Paulo Campos dos Reis.

“Caderno de obra” mostra o Teatro São João como uma obra aberta. Toda a sua história e reabilitação será aqui contada, de uma forma bastante aberta, sem segredos.

Este evento é composto por pequenos vários textos, onde cada um deles aborda temas relacionados com experiências femininas, em diversos temas. Numa conversa e interpretação de Marta Andrino, Teresa Guilherme e Melânia Gomes, são abordadas conversas sem qualquer tipo de vergonha ou preconceito.

Este é um projeto de Luís Varatojo que resulta de um olhar sobre a sociedade e sobre a atualidade. Neste projeto, o autor encontrou uma forma de expor a sua perspetiva sobre a realidade de todos os dias, a desigualdade social, as injustiças e tantos outros temas que, de certa forma, o incomodam.

Depois da celebração dos 20 anos e de gastarem tudo o que tinham num espetáculo tecnológico, este ano, tal como o próprio nome indica, farão mais do mesmo.

“Eternos”, uma produção da Marvel Studios, acompanha um grupo de heróis para além das estrelas que protegem a Terra desde a criação do Homem. Criaturas monstruosos, dadas como extintas há bastante tempo, vão regressar de forma misteriosa, fazendo com que os Eternos se reúnam para, mais uma vez, defenderem a humanidade.

“Os Elfkins – operação pastelaria” retrata a vida dos Elfkins que têm vivido debaixo da terra, escondidos do mundo, evitando qualquer tipo de perigo. Um dia, dois Elfkins, de forma aventureira, decidem ir para a superfície e encontrar o seu destino, acabando por passar por diversas aventuras.

“Eunice ou a carta a uma jovem atriz”, também tem estreia marcada no dia 4 de novembro. Uma homenagem a uma grande atriz portuguesa que marcou uma geração de atores e que deixa agora para trás inúmeras memórias de trabalhos. Nesta espécie de documentário, também será explorada a vida pessoal da tão acarinhada atriz Eunice Muñoz, contracenando com a sua neta, Lidia Munõz.

“Spencer” conta a história do casamento da Princesa Diana e do Príncipe Carlos, que há muito se transformou numa relação gélida. Entre inúmeros rumores de casos extraconjugais e divórcio, é aqui contada a história desta princesa que marcou o mundo.

Por fim, “Três Andares” conta a história de três famílias que vivem num prédio de 3 andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconfortáveis.

Buffalo Bill’s Wild West é um circo que atingiu fama mundial e percorreu o mundo inteiro. Deu origem à conhecida banda desenhada Buffalo Bill, onde se afigurava como grande guardião da justiça.

Em “Amendoins” procura-se elaborar um sumário de temas da globalização. As 23 secções da peça representam uma tentativa de medir, na vida de todos os dias, os grandes temas da política. Passam dez anos de ato para ato e a peça leva a refletir sobre como as coisas podiam ter sido diferentes se num tempo passado tivéssemos feito opções de vida diferentes.

A Orquestra Barroca e a Orquestra Sinfónica juntam-se para se dedicarem a um dos géneros instrumentais mais importantes do período barroco: o concerto grosso.

“Cálculo” está de volta aos palcos. Depois de um ano em cheio, antes da chegada da pandemia, com presença em alguns dos maiores festivais nacionais, Hugo aproveitou para se dedicar à produção do seu 3º álbum de originais – Royale.

O percurso profissional e a motivação de tocarem em ensemble despertou-lhes o interesse pelo repertório da sua formação em trio e, também, pela adaptação de outras obras e diferentes estilos musicais.

No âmbito do programa “Vizinhanças” prosseguem as experiências e Luís Mestre investe na condição de espectador, aguçando o olhar sobre Lear.

Concluídas as obras de reabilitação do interior do Teatro São João, é do alto do Rei Lear, de Shakespeare, que conhecemos a curva de um tempo pós-centenário.

Aos sábados e domingos visite o Coliseu do Porto e fique a conhecer toda a sua história e segredos.

Neste evento será contada a história de amor mais profunda, mais estranha e mais secreta que alguém teve com Amália Rodrigues. Através dos fados que ela cantou, dos versos que escreveu e das paixões que sentiu, vamos acompanhar Amália ao longo de 1h15. Num espetáculo cheio de golpes de teatro, vamos conhecer Amália como só um homem conheceu.

Tony Carreira está, então, de regresso aos palcos com a “Tour Estou Aqui”. Um regresso tão esperado pelos seus fãs, agora no Pavilhão Rosa Mota.

Dois solistas de craveiro estarão ao lado do Remix Ensemble neste programa dedicado à música concertante. A noite termina com a Orquestra Sinfónica apresentando uma versão original da obra mais recente que Bruckner escreveu.

A estreia de “Closer” no Hard Club do Porto assinala os 40 anos passados desde a morte de Ian Curtis. Assistir a uma atuação dos Closer é mais uma oportunidade para recordar, ao vivo, os temas inesquecíveis do imaginário singular desta extraordinária banda.

Este é um evento singular e destina-se a todos aqueles que estão empenhados a mudar de vida e em maximizar os seus resultados, visando a sua realização pessoal e profissional.

Um mergulho na floresta, pelas suas histórias e paisagens sonoras, que recorrendo às tecnologias dará oportunidade de ouvir múltiplas formas de sons numa floresta mágica.

Mais um concerto da Orquestra Barroca da Casa da Noite a proporcionar um final de tarde diferente a quem vai assistir, fazendo com que façam uma viagem inesquecível até aos outros tempos de Itália.

Esta é a primeira vez que o artista se apresenta sozinho em palco, num registo totalmente diferente daquilo que alguma vez já fez. Em cada dia, trás consigo um convidado especial para cantar com ele, nomeadamente Pedro Abrunhosa (no dia 8/11), Maria Liz (no dia 9/11) e Fernando Daniel (no dia 10/11). Os três concertos têm horário marcado para as 20h30.

Diogo Piçarra já desvendou um pouco do que está a preparar nas suas redes sociais e, como já era de esperar, os bilhetes já se encontram esgotados.

O Ensemble Allettamento estreia-se na Casa da Música com um programa que percorre a evolução do repertório para violino e violoncelo ao longo dos séculos XVII e XVIII. Inteiramente dedicado a compositores italianos, o recital inclui obras que demonstram os diferentes discursos e dinâmicas que surgiram entre os dois instrumentos no período Barroco.

Exit mobile version