Site icon

Semana Cultural da cidade do Porto

Com uma semana recheada de eventos, o nosso Cartaz Cultural inicia-se com:

A exposição conta com 13 peças, presépios e representações do menino Jesus, da autoria do ceramista Delfim Manuel. Todas as peças estarão disponíveis para venda e o valor reverterá na totalidade para o serviço de pediatria do IPO do Porto.

“Jorge Palma – 70 voltas ao sol” celebra os 70 anos do artista e a obra de um dos maiores compositores e intérpretes do panorama musical português.

“Memória” é um projeto que visa estudar o que nos torna humanos: a capacidade de imaginar e criar realidades que transformam e moldam as experiências de cada um. É uma breve exploração da estranha natureza da nossa consciência. Pretende-se “por a nu” a complexidade do cérebro e dos seus “transtornos” de forma natural. Aprender a controlar os impulsos, as emoções e tudo o que provém do mundo imaginário de cada ser humano, não é tarefa fácil, mas é uma luta travada diariamente.

A ferrugem é testemunha da ação do tempo sobre as vidas como a existência humana, como o metal moldado nos instrumentos de sopro. “Ferro à ferrugem” evoca melodias e imagens sobre o envelhecimento dos corpos, as suas mudanças e memórias.

Oriundos de pontos distintos da América do Sul, Arianna Casellas & Kauê Gindri encontraram-se há muito no Porto, mas foi em 2020 que se juntaram como duo. A vista para as montanhas da sua casa deu origem ao nome do projeto, que é uma metáfora para o lugar que se persegue, percorrendo as impurezas, os ruídos do caminho, para se chegar à paz. 

Nesta peça, a vida quotidiana e a performance unem-se. Através do jogo, as noções concretas tornam-se abstratas e depois totalmente absurdas. Queremos obter inspiração na realidade para ir a um lugar inexistente e jogar com a noção comum a todos, o tempo. Intérprete, espectador, cada individuo desempenha o seu papel. O espaço do palco não é definido pelas suas extremidades, mas pela perceção de cada um e pela imaginação.

Na noite “Jump Around”, nome inspirado num dos maiores clássicos da cultura hip hiop, apresentam-se pela primeira vez um espetáculo criado em Portugal pela junção dos 4 elementos principais do hip hop. Mundo Segundo & Sam The Kid, Kappa Jota e muitos mais irão marcar presença neste evento.

Desta vez a Orquestra Sinfónica do Porto leva-o a viajar pela natureza e todos os temas com ela relacionados.

Este é o primeiro evento de angariação de fundos para a realização de Festas de Santa Eulália 2022. Quem assistir tem direito a jantar, com um menu por 12 euros. As crianças menores de 3 anos não têm que pagar qualquer valor e o preço dos 4 aos 7 anos é de 7 euros.

A Orquestra de Jazz de Matosinhos aventura-se pelos mistérios que vagueiam em “20 000 águas submarinas”, o mais recente disco de Rui Reininho. Os temas surgem de improvisação entre Reininho e Paulo Borges, com a participação de Alexandre Soares.

Syro apresenta-se finalmente ao vivo com o seu álbum de estreia e muitos convidados especiais, que prometem muitas surpresas.

Uma conversa sobre o circo e a superação da gravidade enquanto força fundamentalmente da natureza enquanto luta do corpo e dos objetos contra a tempo e a peso.

Uma viagem até 1924 com curiosidades e melodias que vão ser cantadas e tocadas pela Banda Sinfónica Portuguesa do Porto.

O cantor/autor desafia-se constantemente através da sua criatividade e esta é pautada de uma excecional qualidade. Enquanto Matthews se prepara para o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, novos horizontes surgem e prepararam um novo um feitiço. De guitarra nas mãos e uma voz que é pura emoção, afirmou-se como um dos maiores criadores de música do mundo.

Este é um projeto apostado em prosseguir na mesma senda, entre um estilo neoclássico e de câmara, aliado a uma leveza pop muito etérea.  que se traduz numa homenagem a quatro espécies de pinguins, um gesto que pretende chamar a atenção para o perigo de extinção que estes animais enfrentam. A música é de uma beleza tão arrebatadora como a da própria natureza em que esses seres habitam, com melodias que se escutam em sublimes arranjos e nos carregam para outra dimensão.

As filhas do fogo é um espetáculo interdisciplinar concebido pelo realizador Pedro Costa e pelo grupo de música barroca “Os Músicos do Tejo”, que cruza as áreas do cinema, do teatro e da música. Na peça apresenta-se a fuga de três irmãs de uma erupção devastadora do vulcão Fogo, em Cabo Verde, chegando depois a um porto europeu.

Nascido do fascínio de Bruno Nogueira pelo pimba, este espetáculo explora as letras, músicas, roupas e coreografias deste universo e dá vida às canções através da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo.

Após terem anunciado o fim do projeto em finais de 2020, os Noisia dizem o seu último adeus em Portugal com uma atuação no Hard Club.

A música portuguesa ganha destaque neste recital do Quarteto de Cordas de Matosinhos.

A equipa de sucesso por trás de sucessos de bilheteira como “Alice e o País das Maravilhas no Gelo” ou “O Peter Pan no Gelo” volta a assinar este Natal mais um espetáculo sobre patins que fará as crianças sonhar com uma nova história. “A Nova Cinderela no Gelo” apresenta uma protagonista dos nossos tempos, sem medo de perseguir os seus sonhos, e estará em cena na Arena AM Live, no MAR Shopping Matosinhos, entre 1 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022. Carolina Deslandes e IRMA irão alternadamente protagonizar o espetáculo de teatro musical no Gelo (dando ambas corpo a Cinderela mas em sessões diferentes), à frente de um elenco composto por atores, cantores e patinadores de grande talento. É mais uma grande produção da AM Live em exclusivo e estreia absoluta para o MAR Shopping Matosinhos, com encenação de João A. Guimarães.

Exit mobile version