Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Sugestões Culturais da Rádio Portuense | Especial Natal

Pelas Ruas da Cidade

As luzes de Natal na cidade do Porto

Apesar da autarquia não ter realizado qualquer cerimónia ou evento na baixa portuense, devido à pandemia, milhares de pessoas não quiseram faltar à inauguração das luzez no passado dia 1 de dezembro. É um local de passagem obrigatória para visitar e sentir a época natalícia na nossa cidade.

A Praça de Natal regressou ao centro de Gaia e vai prolongar-se até ao dia 31 de dezembro.

Neste local, a magia do Natal conta com vários divertimentos para os mais pequenos. A Casa do Pai Natal, o carrossel francês, a pista de gelo e, este ano pela primeira vez, o comboio de Natal, que promete uma mini viagem encantada a caminho da Lapónia!

O evento inclui – na Praça, situada nas traseiras do edifício dos Paços do Concelho – o já habitual Mercado de Natal, onde são comercializados, entre outros, produtos artesanais e locais, livros, doces de Natal, bijuteria, brinquedos didáticos ou lembranças. Há, ainda, diversas “casinhas” com oferta gastronómica variada, para aconchegar o estômago nestes dias mais frios da época.

Visitem!

A Casa do Pai Natal tem portas abertas em Avintes

O Largo do Palheirinho, na freguesia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, já está vestido para o Natal. A programação da época inclui um mercadinho de Natal com produtos e iguarias locais, uma exposição de presépios, animação variada e uma feira do livro usado, que vai acontecer no dia 18 de Dezembro, das 10.00 às 18.00.  Se continua à procura de presentes de Natal, ou se quiser descobrir novas leituras, tem aqui uma boa oportunidade.

Também no dia 18 de Dezembro, os mais pequenos podem participar num workshop de origami às 15.00 e assistir a um conto de Natal às 16.00. Ambas as actividades são promovidas pela Biblioteca Pública de Avintes e dinamizadas pela Ilha Mágica. No dia 19 de Dezembro acontece a Caminhada do Pai Natal, com partida às 15.00 na Pedra da Audiência (junto aos Bombeiros) e chegada às 16.30, no Largo do Palheirinho. (Texto TimeOut)

FOI SUCESSO (… e continua em exibição)

A NOVA CINDERELA NO GELO

Um baile real, um príncipe que ainda não sabe o que quer, um patim deixado para trás e um sonho para cumprir. Conseguirá esta nova Cinderela mudar o rumo da história que alguém escreveu para si? Será ela capaz de transformar o mundo num lugar melhor?

Este ano, o tradicional conto da princesa ganha uma nova vida. É chegado o momento da Cinderela brilhar e decidir o seu futuro, pois já ninguém a pode impedir de dar voz ao seu coração. Numa aventura musical recheada de humor, energia, magia e força, esta história levará cada um de nós a lutar por quem é e pelo que acredita.

Todos serão postos à prova e ninguém ficará indiferente à força desta nova Cinderela: emancipada, empoderada e empolgante. Prontos para sonhar e acreditar que tudo é possível? Esta é a história que tem de ser contada!

Artes Circenses

80 anos de magia do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas

Acrobacia, humor, malabarismo, trapézio, funambulismo, dança, arco e bola aérea, roda alemã, ilusionismo e um globo radical com música original pela banda sci-fi. Esta é a proposta do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas que estreia a 10 de dezembro e, até 2 de janeiro, garante magia e diversão intergalática na Baixa portuense.

Nesta especialíssima edição de aniversário, quando completa 80 voltas ao sol, o Coliseu aposta num conceito de circo mais arrojado, proporcionando uma experiência musical, visual e temática de grande envolvimento e impacto junto do seu público. Contando sempre com números de técnicas circenses que aliam práticas do circo tradicional com a estética do circo contemporâneo, o Circo de Natal 2021 abraça a sala com a música original de Rui Lima e Sérgio Martins (encomendada e composta para cada número), tocada ao vivo por um ensemble dirigido por Suse Ribeiro, num registo fun-electrónico-pop-rock sci-fi que nos transportará por ambientes futuristas e intergaláticos. 

As diversas atuações terão em comum uma paleta cromática que apresentam e expandem os 15 números de circo, através dos figurinos desenhados por Cláudia Ribeiro, a partir da inspiração de seres em planetas imaginados, mas também nos vídeos feitos em parceria com a ESMAD-IPP, na cenografia e nos adereços que contaram com a contribuição da Escola Artística Soares dos Reis. Espera-se uma explosão de luz, cor e som em torno da possibilidade de exploração de novos mundos – sem ser preciso construir um foguetão!

A partir de 10 de dezembro, o público é convidado a entrar numa viagem espacial, diferente de tudo o que já foi feito. Trabalhada ao longo de vários meses, por mais de 60 pessoas, a 80ª edição vai encantar e divertir os muitos milhares de pessoas que já não passam sem o Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas.

Até 2 de janeiro de 2022, há várias sessões por dia (exceto segundas e terças-feiras). O preço dos bilhetes varia entre os 8€ e os 18€. Toda a informação em coliseu.pt. 

O Fabuloso Circo de Natal na Alfândega do Porto

A Magia do Natal chegou à Immersivus Gallery com O Fabuloso Circo de Natal!

Uma experiência audiovisual imersiva com vários momentos repletos de surpresas e diversão. O público é guiado para o interior da tenda mágica pela voz do locutor e humorista Nuno Markl, onde a magia do natal acontece com um fabuloso espetáculo.

Ao longo do espetáculo, poderá encontrar diversas animações com referências à cidade do Porto, numa animação imersiva, permitindo ao público identificar-se e juntar-se à aventura.

O Mágico, o palhaço, a orquestra, animais de toda a parte do mundo, são alguns dos números artísticos que poderá ver no espetáculo.

Todas as personagens, o ambiente, animações e hologramas transformam a Immersivus Gallery num verdadeiro circo virtual,  envolvendo o espectador nesta experiência imersiva em 360º que “O Fabuloso Circo de Natal”.

Em exibição de 25 de Novembro de 2021 a 9 de Janeiro de 2022. Com duração de 30 minutos e sessões de terça feira a domingo (consultar horários e bilhetes aqui).

Cultura em Expansão termina com “a·jun·ta·men·to” no Rivoli

Criado e dirigido pelo coletivo artístico ondamarela, “a·jun·ta·men·to” sobe a palco no sábado, dia 18 de dezembro, às 19 horas, e tem entrada gratuita.

Depois de seis meses de programação regular, o Cultura em Expansão encerrará a sua oitava edição com o espetáculo resultante de um projeto de residência que juntou o coletivo ondamarela a participantes dos quatro territórios centrais do programa municipal – Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã. Sob o nome “a·jun·ta·men·to”, o projeto pretende explorar os elementos em comum, os elos que formam as pessoas que se juntam, que olham, que veem e que sentem.

A entrada no espetáculo “a·jun·ta·men·to” é gratuita, mediante o levantamento de bilhetes (até dois por pessoa) no dia 18 de dezembro, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. No seguimento das novas medidas da Direção Geral da Saúde (DGS), a partir de quarta-feira, dia 1 de dezembro, para assistir a espetáculos do Cultura em Expansão é necessário apresentar certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado nas 72h antes do espetáculo; teste antigénio realizado nas 48h antes do espetáculo; não são admitidos autotestes).

Teatro

Estranhões e Bizarrocos – Teatro para toda a família no Palácio do Bolhão

Esta é uma peça de teatro para toda a família, baseada na obra de José Eduardo Agualusa e com direção artística de Joana Providência.

Na companhia destes seres, os espectadores voarão para ‘O País dos Contrários’, vão conhecer ‘O pai que se tornou mãe’ e contarão a história de ‘O primeiro pirilampo do mundo’.

O espetáculo será apresentado no Palácio do Bolhão no sábado, 18 de dezembro, às 11h00, e no domingo, 19 de dezembro, às 16h00.

Bilhetes à venda na Ticketline.

Portátil – Porta dos Fundos

A criação teatral do colectivo Porta dos Fundos está de regresso a Portugal.

Nunca como antes tivemos tantas saudades de viver o “aqui e agora”

É isso mesmo o que “Portátil” se propõe: um espectáculo criado no momento a partir duma história dum convidado do público.

O resultado é um espectáculo de teatro de improviso realizado por 4 mestres do Humor: Gregorio Duvivier, Gustavo Miranda, João Vicente de Castro e Luís Lobianco- acompanhados ao piano pelo improvisador Andrés Girando.

Um espectáculo onde o palco se funde com o público e onde a identificação com a narrativa é imediata.

Teatro Sá da Bandeira | 20 de Dezembro | Segunda Feira | 18:30h e 21:00h

Bilhetes aqui

Stand Up Comedy

PI100PÉ – Especial Natal 2021

O grande sucesso do “Pi100Pé Especial de Natal” dos anos anteriores não falha e mais uma vez marca presença para animar o fantástico público do Teatro Sá da Bandeira.

Os comediantes Fernando Rocha, João Seabra, Hugo Sousa e Miguel 7 Estacas, trazem novas rábulas, stand-up comedy, sketchs e anedotas, tendo como único tema: o Natal.

Dia 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro
22h00 | Nova Hora: 19h00 (27/12)
Domingo, Segunda, Terça, Quarta e Quinta

Bilhetes aqui

CONCERTOS

Concerto dos Clã encerram a agenda de eventos culturais 2021 do M.Ou.Co

Depois de um mês recheado de atividades e espetáculos no âmbito da agenda cultural de dezembro de 2021 do M.Ou.Co, a programação acaba este ano com um concerto de um dos mais conhecidos grupos da música portuguesa: os Clã.

No próximo dia 20 de dezembro, na segunda-feira que antecede o Natal, os Clã trazem consigo o seu mais recente e aclamado disco “Véspera” ao palco do M.Ou.Co.

20 DEZEMBRO | 21H30 | M.Ou.Co | PORTO (Bilhetes aqui)

Restante programação da agenda cultural M.Ou.Co. de dezembro 2021:

15 DEZ
18H00 – Práticaas Mentais no Estudo do Piano: Flora Vezzá (Masterclass)
21H30 – Hania Rani & Dobrawa Czocher (Concerto)

20 DEZ
21H30 – Clã (Concerto)

Concerto dos GNR no Super Bock Arena assinala fim de ano na cidade do Porto

Tal como já anunciado no arranque da programação de Natal na cidade, a Câmara do Porto decidiu cancelar todos os festejos de rua na noite de Passagem de Ano, inclusivamente o tradicional espetáculo de fogo de artifício.

Dado o agravamento da situação pandémica no país, e em função das novas medidas de contenção decretadas pelo Governo, o Município do Porto optou, assim, por evitar as habituais concentrações no espaço público, enveredando por uma solução mais contida e controlada, com a realização de um concerto dos GNR no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, na noite de 30 de dezembro

A outra novidade é que o espetáculo, especialmente pensado para o público portuense, será de entrada gratuita para os portadores do cartão Porto., sendo possível o levantamento de dois bilhetes por pessoa, até à lotação da sala. As entradas estão já disponíveis nas bilheteiras do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. 

O espetáculo que antecipa a noite de Passagem de Ano na cidade está marcado para as 21h30 e brindará o público com uma autêntica viagem no tempo, percorrendo os grandes temas que marcaram as últimas quatro décadas da banda portuense, como “Dunas”, “Efetivamente” ou “Pronúncia do Norte”, entre tantos outros. 

Sugestões Musicais

NOVO SINGLE | Toka & Dança – Quadra de Natal

Um tema de Natal ao qual ninguém consegue ficar indiferente. A essência e ambientes natalícios aliados aos instrumentos populares portugueses como é o caso da concertina, fazem de “Quadra de Natal” um tema que marcará este período.

Os Toka & Dança transferem a sua paixão pela música tradicional portuguesa numa nova canção com uma mensagem de amizade e magia que pretendem partilhar com todos.

Os elementos tão característicos do Natal são parte integrante desta nova canção. Do presépio, aos presentes, passando pelas filhoses e rabanadas, nada pode faltar nesta “Quadra de natal” em que o principal é a família e a companhia de quem mais gostamos.

Vozes da Rádio com lançamento de Natal na celebração dos seus 30 anos de carreira

Longa vai a história das Vozes da Rádio, onde nestes 30 anos de carreira, tornaram-se a maior referência da música nacional “a cappella”.

Desde o início do ano que as Vozes da Rádio têm lançado canções todos os meses. Por vezes, lançam temas originais ou então vão ao seu baú buscar verdadeiras pérolas perdidas no tempo.

Neste lançamento dedicado ao Natal as Vozes da Rádio que sempre estiveram ligadas a esta data desde a sua formação, vão lançar “Três por quatro” que inclui três canções, sendo uma original, uma tradicional portuguesa e a outra, uma canção do século XVIII com um novo texto.

No disco “Três por quatro”, todas as músicas são ternárias e são três músicas cantadas a quatro vozes.

Ambas as capas são da autoria do designer gráfico Pedro Sampaio.

Nada Mudou – Heartbreakers Rui & Marcos

Após o seu último lançamento “Diz-me Se“, que já conta com mais de 220 Mil Streams no Spotify, o sucesso dos irmãos Nogueira parece não parar de crescer! Terminam o ano com mais um tema que promete ser promissor, acabando por se descolar um pouco das baladas a que habituaram os seus fãs, trazendo-nos um com mais energia.

Este novo trabalho procura passar a mensagem de que “nada muda” na vontade da conquista de um sonho, por mais vezes que se falhe ou pareça impossível.

Tal como na vida dos irmãos não existem impossíveis, o seu sonho em crescer no mundo da música tem sido notório e continua bem presente na vida do duo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial