Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do PortoEventos

Liga Feminista do Porto organiza manifestação a 8 de Março

A associação coletiva de mulheres, Liga Feminista do Porto, está a organizar uma manifestação que se irá realizar no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O grupo de mulheres pertencentes à organização Liga Feminista do Porto convocou, durante o mês de janeiro, vários coletivos do concelho do Porto para a realização de uma marcha comum, para a celebração do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

O protesto tem como principal objetivo, este ano, marchar em três frentes: pelo direito à casa, ao trabalho e à saúde.

No direito à casa, estas associações focam-se no “direito à habitação”, no “direito à liberdade”, lutando para ser seguro para todas as mulheres viver em casa sem violência doméstica, seja ela física ou verbal e na “luta contra o trabalho doméstico não remunerado”, visto que continua a ser tendência as mulheres desempenharem mais trabalhos domésticos do que o sexo masculino.

No direito ao trabalho, Diana Pinto, diretora da Liga Feminista do Porto, refere que batalham contra a disparidade salarial existente entre os dois gêneros e contra a violência no trabalho, algo ainda bastante recorrente.

Já no direito à saúde, combate-se para esta ser “universal, gratuita e de qualidade” e contra a violência obstétrica. A associação é a favor de serviços de planeamento familiar públicos, como também artigos de higiene fornecidos gratuitamente.

A marcha iniciar-se-á pelas 19 horas no Palácio da Justiça, no Porto e avançará até à Avenida dos Aliados.

A Liga Feminista do Porto é um grupo coletivo de mulheres de ação política que combate contra a desigualdade de gêneros, opressão patriarcal, violência feminista, violência no trabalho, entre outros.

Esta, apela a todas as mulheres para se juntarem a esta causa.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial