Foram registadas fortes explosões em pelo menos cinco cidades ucranianas, incluída a capital, horas depois de Vladimir Putin ter anunciado o início de uma operação militar.
As forças russas dispararam mísseis contra diversas cidades ucranianas, onde tropas russas atracaram na costa vizinha, esta quinta-feira, após Putin ter autorizado “uma operação militar especial” no este da Ucrânia.
Os ataques começaram a partir da Bielorrússia, da Cimeira e da Rússia, de acordo com os serviços fronteiriços ucranianos. O ministro da Defesa russo comunicou que os seus ataques aéreos não tinham como alvo as cidades.
O Presidente ucraniano Volodimir Zelenski pediu aos líderes mundiais que instituíssem todas as sansões possíveis à Rússia, afirmando que Putin pretende destruir o estado ucraniano.
Os países da Europa Central condenaram o ataque russo e começaram a preparar-se para receber centenas de milhares de pessoas que tentem escapar da Ucrânia e da guerra. Já várias pessoas tentaram fugir da capital, Kiev.
Biden vai reunir-se com os representantes do G7, esta quinta-feira, para decidir mais medidas severas contra a Rússia. Os líderes da União Europeia estão preparados para aprovar um novo pacote de sanções contra a mesma. Os embaixadores da NATO vão reunir-se de emergência também esta quinta-feira.