Site icon Rádio Portuense

“Contu Mil Sonhos” faz sonhar crianças do bairro de Contumil no Porto

Contu Mil Sonhos é um projeto de solidariedade social com sede no Porto que dá apoio a crianças e adolescentes do bairro de Contumil. O projeto conta com cerca de 30 voluntários, maioritariamente jovens adultos, que acompanham algumas crianças e jovens carenciados do bairro de Contumil em atividades mensais e em um campo de férias de verão.

O projeto Contu Mil Sonhos começou em 2017 com a colaboração de um missionário da Família Missionária Verbumdei e a ajuda de alguns jovens universitários da Faculdade de Economia do Porto, pela associação sem fins lucrativos “Gesto e Palavra – Associação de promoção social”, e é vocacionado para o acompanhamento e inclusão social de crianças e adolescentes que têm contextos sociais desfavoráveis.

Os campos de férias realizados anualmente pelo projeto social Contu Mil Sonhos têm uma grande vertente de consciência social, decorrendo durante a semana de cada campo atividades como a visita a um lar, caminhadas em pleno contacto com a natureza, visitas ao quartel dos bombeiros e visitas a parques biológicos.

Hoje em dia, e com a evolução do projeto, o encontro com as crianças é feito mensalmente e conta com atividades preparadas pelos voluntários. Os encontros realizam-se no Conventinho de Contumil, sede principal do projeto missionário de acompanhamento destas crianças.

Voluntários do projeto Contu Mil Sonhos

Um dos principais objetivos deste projeto, e que é simultaneamente, uma das preocupações centrais, é oferecer às crianças um acompanhamento individual e personalizado de acordo com as suas necessidades. Esta preocupação aumentou com a presente pandemia de Covid-19, visto que este problema se tornou também uma questão social para estas crianças.

Este projeto foi também o vencedor da edição deste ano do Prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto” no final do ano passado, contanto assim com o prémio de 1000 euros, patrocinados pela Fundação Amadeu Dias (FAD) que ajudarão nas despesas das atividades do projeto.

Voluntários do projeto Contu Mil Sonhos
Exit mobile version