Plataforma de Comunicação Digital

CulturaValongo

Antigo cinema de Ermesinde vai ser transformado em pólo cultural

A Câmara Municipal de Valongo já adquiriu o edifício do antigo Cinema de Ermesinde, que será transformado num equipamento inclusivo aberto às artes.

O antigo Cinema de Ermesinde foi o local onde muitos ermesindenses tiveram o primeiro contacto com a sétima arte. Depois de décadas ao abandono, o espaço vê-se agora reutilizado e aproveitado. A Câmara Municipal de Valongo anunciou que já adquiriu o edifício para o transformar em pólo cultural, que será um “equipamento inclusivo aberto às artes, designadamente performativas, plásticas e circenses”. O imóvel, que estava devoluto desde os anos 1990, foi comprado ao Centro Social de Ermesinde por 475.000 euros. O processo de recuperação deverá arrancar em breve. 

“Finalmente conseguimos adquirir este edifício que faz parte da identidade cultural e da memória colectiva de Ermesinde, devolvendo assim à cidade um dos seus primeiros e principais pólos culturais. Agora já podemos avançar com o projeto de reabilitação como equipamento cultural ao serviço da cidade e do município”, afirmou, em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro. No acto da escritura pública de compra e venda, que se realizou no dia 8 de Março, esteve também presente o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial