Plataforma de Comunicação Digital

Pelo Mundo

Forças russas conquistam novos objetivos

Esta quinta-feira, forças chechenas terão tomado o porto e a câmara municipal da importante cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, após mais de três semanas de cerco, depois do Governo russo anunciar o controlo da cidade de Izium, na região de Kharkiv (Carcóvia), no leste.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse que “as Forças Armadas da Rússia continuam a levar a cabos as suas tarefas na operação militar especial” e assegurou que as tropas russas “tomaram completamente o controlo da cidade de Izium”.

Um armazém de armas e uma base do exército ucraniano foram igualmente destruídos na região de Donetsk, disse também, citado pelas agências noticiosas.

O jornal “The New York Times” nota que, apesar das paragens em várias frentes, incluindo ao norte de Kiev e ao sul e em torno de Mykolaiv, as forças russas estão a obter “ganhos territoriais lentos mas consistentes” no leste, onde visam isolar grande parte do exército ucraniano.

Segundo o diário norte-americano, analistas militares indicam que as forças russas tencionam deslocar a linha da frente, em direção à fronteira administrativa das regiões de Donetsk e Luhansk, reunindo as forças em Donbass com tropas da Crimeia e do sul de Carcóvia, de forma a isolar as tropas ucranianas, que lutam perto de Donbass, ou então forçá-las a recuar, o que implicaria uma grande vitória estratégica por parte dos russos.

Mariupol, uma importante cidade portuária no Mar de Azov e praça-forte do Batalhão Azov (de extrema-direita) terá sido, pelo menos em parte, já tomada por forças chechenas, que integram a ofensiva russa, ao fim de mais três semanas de cerco.

As agências noticiosas começaram por dar conta de que, após novos bombardeamentos, avanços russos nos últimos dias nos flancos leste e oeste da cidade e o reforço de posições de artilharia no norte da cidade, as forças sitiantes ocuparam a margem esquerda.

Ramzan Kadyrov, líder checheno, durante a tarde desta quinta-feira, assegurou que o porto de Mariupol foi tomado e que a bandeira russa foi hasteada no edifício da câmara municipal.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial