Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Porto assinala Dia Nacional dos Centros Históricos este sábado com mais de 60 atividades

Dia 28 de março assinala-se o Dia Nacional dos Centros Históricos, em que o Porto antecipa para este sábado [26 de março], entre as 9 e as 19 horas. A maioria das entradas é gratuita.

Até às 19 horas, monumentos, museus, igrejas e outras instituições vão estar com as portas abertas e haverá ainda disponíveis vários percursos ao ar livre. No entanto, é necessária a inscrição prévia, em muitos dos casos.

O programa inclui vistas guiadas, exposições, oficinas e espetáculos de música e dança.

A manhã de sábado arranca às 9 horas com uma visita guiada à Igreja de S. José das Taipas, na Rua Campo dos Mártires da Pátria, junto ao tribunal. Terminadas as obras de restauro, a igreja apura as suas “maravilhas e segredos”.

A visita, que dura aproximadamente uma hora e meia, contempla a sacristia e capela, corpo da igreja, zona museológica, catacumbas, cartório e sala de reuniões.

Neste caso, a atividade carece de inscrição prévia, através dos contactos 933 514 823 ou pelo email igrejadastaipas@gmail.com, uma vez que a iniciativa é destinada apenas a 35 participantes.

A atividade tem um custo simbólico de 1€ para restauro da balaustrada.

Pelas 9h30, haverá a oportunidade de visitar a torre, museu e igreja dos Clérigos e aproveitar da melhor vista 360º da cidade do Porto.

As visitas, que repetem às 16 horas, necessitam de inscrição prévia, mas são gratuitas.

Já o Museu da Cidade apresenta um conjunto de visitas guiadas pelo exterior, também necessitando de uma inscrição prévia, sendo, na mesma, gratuitas.

A anteriormente conhecida como Museu do Vinho do Porto, a Extensão do Douro, na Rua da Reboleira, convida o público para uma visita “Em torno do Douro”. Entre as 15 e as 16 horas, os participantes poderão conhecer a história que envolve esta rua e os seus edifícios, mostrando as ligações ao rio, ao vinho e à região do Douro.

Partindo às 10h30, na Casa do Infante, visita-se as “Obras de arte da zona ribeirinha”, num itinerário que pretende dar atenção a algumas das obras de arte instaladas na zona ribeirinha do Porto, através dos seus conteúdos, significados e autores.

“Da Porta da Batalha à Porta da Ribeira” é mais uma das opções disponíveis para conhecer o Centro Histórico da cidade.

Durante duas horas, a visita mostra um dos principais percursos da cidade medieval do Porto, entre a cota alta da Batalha até ao rio Douro.

O ponto de encontro está marcado para as 15 horas na Praça da Batalha.

As inscrições para esta iniciativa fecharam ontem [quinta-feira], pelas 17h30, sendo consideradas pela ordem de envio até ao limite de 30 participantes.

No Museu do Centro Hospitalar do Porto, na Rua Prof. Vicente José de Carvalho, pelas 10h30, decorre o evento “50 marcas da história do Hospital de Santo António”, que convida a descobrir o percurso histórico e identitário do Hospital, destacando-se a sua inserção na cidade e a sua relação com a comunidade.

Também aqui será preciso a inscrição prévia para o email museudochp@chporto.min-saude.pt.

Museu do Centro Hospitalar do Porto

“Enigmas do Museu” é ainda o nome do pedipaper que vai permitir descobrir, explorar e viajar pela memória do Hospital de Santo António e do Hospital Joaquim Urbano.

Quanto às visitas livres. A Catedral do Porto e o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto serão alguns dos locais que estarão de portas abertas para estas visitas.

A oficina “Se esta rua fosse minha” é uma proposta do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, onde as crianças vão poder usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem a zona envolvente da Casa do Infante. Esta iniciativa decorre entre as 11 e as 12 horas na Casa do Infante.

Também preparada outra atividade especial para as famílias, o World of Discoveries, no âmbito das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães, o convite serve para vivenciar a realidade de uma nau do século XVI.

Há várias sessões de “embarque na viagem de Fernão Magalhães!” tanto de manhã como de tarde.

A Praça Parada Leitão, no sábado, será também palco de várias oficinas, como a de pulseiras de fio com macramé, das 10 às 11 horas, de bonecos tricotados à mão em croché, das 11 às 12 horas, de pintura de bijuterias, das 15 às 16 horas ou de peças de artesanato em madeira, das 16 às 17 horas.

No mundo da música e da dança, o Dia Nacional dos Centros Históricos será também celebrado este sábado com música, no Terreiro da Sé, com um espetáculo da Banda Sinfónica Portuguesa, agendado para as 17 horas. O programa será exclusivamente de compositores portugueses.

O Palácio das Artes, no Largo de S. Domingos, vai acolher vários espetáculos de dança durante a tarde. O convite foi dirigido a seis escolas de dança da cidade que vão encher de movimento este emblemático edifício.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial