Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Portugal – Macedónia do Norte: Narração áudio descritiva disponível na emissão da Rádio Portuense

À semelhança do jogo entre Portugal e Turquia, onde chegámos a mais de 25 mil ouvintes em todo o mundo nas diversas plataformas online, a Rádio Portuense vai transmitir o relato do segundo jogo de play off – Portugal x Macedónia do Norte – através da narração aúdio descritiva.

A Rádio Portuense é pioneira no acompanhamento dos jogos da seleção nacional e do FC Porto através de uma narração áudio descritiva inclusiva para adeptos com deficiência visual. Desde 2019 que o narrador Luís Mesquita, através dos métodos adoptados pelo CAFE – Centre for Access to Footbal in Europe, aplica os seus conhecimentos de uma narração mais específica, detalhada e apropriada para pessoas com incapacidade de visualizar os jogos de futebol.

Este método foi utilizado nos estádios portugueses, pela primeira vez em Portugal, na Liga das Nações 2019 e pretende incluir os adeptos cegos presentes no recinto desportivo de forma a receberem um acompanhamento fidedigno do jogo. Desde então, a Rádio Portuense, através da sua transmissão online, utiliza este método também a nível global nos jogos do FC Porto e da Seleção Nacional. Desta forma, o evento chega a todo o mundo e de forma inclusiva, aliando toda a emoção do jogo, toda a informação necessária e detalhada dos movimentos dos jogadores e da bola e mais importante, mantendo a beleza única de um jogo de futebol.

Ao longo destes 3 anos temos recebido feedback positivo dos principais interessados da narração áudio descritiva e contribuído assim para a inclusão do futebol na comunidade portuguesa.https://www.youtube.com/embed/Ebgdf-e0_6U

O próximo jogo da seleção realiza-se na próxima quinta feira às 19:45h no Estádio do Dragão. Para a realização do seu trabalho, a Rádio Portuense efetuou o seu pedido de acreditação atempadamente, para a realização da narração áudio descritiva no Estádio, contudo a mesma foi rejeitada pela Federação Portuguesa de Futebol. Ainda assim, para continuarmos o nosso trabalho único, pioneiro e inclusivo para todos os portugueses, realizaremos a transmissão recorrendo à nossa habitual bancada virtual a partir do estúdio da nossa rádio. A emissão pode ser ouvida no site da Rádio Portuenseno Youtubeno Facebookno Twitter, no Twitch e no TikTok

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial