Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Museu do Holocausto reabre ao público

Três meses e meio depois de encerrar por causa da pandemia, o Museu do Holocausto do Porto reabre esta quarta-feira, Dia Nacional da Memória das Vitimas da Inquisição.

Durante o tempo em que esteve encerrado o museu continuou a receber visitas de escolas por todo o país, sendo que no ano passado totalizou 40 mil visitantes, maioritariamente jovens.

O Museu do Holocausto foi criado pela Comunidade Judaica do Porto (CIP/CJP) e abriu oficialmente as portas ao público em abril de 2021, na Rua do Campo Alegre.

Considerado o primeiro do género na Península Ibérica, o museu retrata a vida judaica antes do Holocausto, o Nazismo, a expansão nazi na Europa, os Guetos, os refugiados, os campos de Concentração, de Trabalho e de Extermínio, a Solução Final, as Marchas da Morte, a Libertação, a População Judaica no Pós-Guerra, a Fundação do Estado de Israel, Vencer ou morrer de fome, Os Justos entre as Nações.

Os visitantes podem visitar uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz, uma sala de nomes, um memorial da chama, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa, fotografias e ecrãs, exibindo filmes reais sobre o antes, durante e o depois da tragédia.

O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 14,30 às 17,30 horas, e tem entrada gratuita para todas as idades.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial