Plataforma de Comunicação Digital

PaísSaúde

DGS apela para reforço de medidas de proteção na Páscoa

A Diretora-Geral da Saúde alertou hoje que o número de casos de covid-19 mantém-se elevado e reforçou o apelo para que no período da Páscoa a população adote medidas de proteção, como o uso de máscara.

Num balanço da situação epidemiológica, Graça Freitas disse que o número de novos casos de covid-19 nos últimos sete dias ainda rondou os 60 mil, um número superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, exceto no último Inverno.

“Ainda estamos longe de chegar a uma atividade baixa que permita chegar a um nível seguro”, afirmou Graça Freitas, considerando que apesar de estável e com tendência decrescente, a incidência do coronavírus SARS-CoV-2 ainda está elevada, assim como a transmissibilidade.

Graça Freitas sublinhou que a mortalidade por covid-19 traz “bastante preocupação”, adiantando que se encontra nos 28,6 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes, valor que continua superior ao limiar de 20 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e que constitui uma das referências determinadas pelo Governo para o país passar para um nível sem restrições de controlo da pandemia.

A diretora-geral da Saúde ressalvou que já está a haver uma “tendência ligeiramente decrescente” da mortalidade, mas, ressalvou, “vamos ver se mantém ou não”.

Perante esta situação epidemiológica, Graça Freitas recomendou a adoção de “medidas de proteção individual”, nomeadamente a vacinação com a dose de reforço para quem está elegível, o uso da máscara obrigatória em espaços fechados, a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória, e a recomendação de fazer um teste à covid-19 antes de ir para um convívio.

“A pandemia não acabou a nível global e em Portugal também não e não sabemos como vão ser os próximos meses”, disse.

“Apelo para a participação de todos os cidadãos no sentido da sua proteção e dos outros, principalmente dos mais vulneráveis que são os mais velhos, mais doentes e pessoas que estão em instituições”, insistiu Graça Freitas.

Quanto aos doentes com covid-19, a diretora-geral da Saúde disse que devem manter-se isolados.

Por LUSA

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial