Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Professor na Universidade do Porto despedido por comentários xenófobos

Um professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi despedido por comentários xenófobos e sexistas, principalmente contra mulheres brasileiras.

A denúncia que causou o seu despedimento contou com 129 assinaturas dos alunos. O professor é acusado por incentivar o ódio e a violência. Na queixa apresentada, os alunos relatam o ambiente das aulas como tóxico e discriminatório.

Um dos seus principais alvos eram as mulheres brasileiras e, segundo o que consta a denúncia, o professor comentava: “As mulheres brasileiras são uma mercadoria”; “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para matar as mulheres”; “Qualquer dia a minha amiga Marta, do judo, que é ceguinha, vai chegar a grávida” ou “A instrutora (do judo) teve de me mandar lá para fora porque estava quase a saltar-lhe ao pacote”. Este caso chegou à imprensa brasileira, com o importante jornal Folha de São Paulo a recordar algumas destas frases.

Após ter sido aberto um processo disciplinar, seguiram-se os rumos legais, audição das testemunhas, abertura para audição do acusado e recolha de provas.

A Universidade do Porto deu como provadas as denúncias dos alunos e confirma o despedimento. Anteriormente, o professor já tinha sido suspenso 90 dias, período máximo segundo a lei.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial