Site icon Rádio Portuense

Professor na Universidade do Porto despedido por comentários xenófobos

Um professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi despedido por comentários xenófobos e sexistas, principalmente contra mulheres brasileiras.

A denúncia que causou o seu despedimento contou com 129 assinaturas dos alunos. O professor é acusado por incentivar o ódio e a violência. Na queixa apresentada, os alunos relatam o ambiente das aulas como tóxico e discriminatório.

Um dos seus principais alvos eram as mulheres brasileiras e, segundo o que consta a denúncia, o professor comentava: “As mulheres brasileiras são uma mercadoria”; “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para matar as mulheres”; “Qualquer dia a minha amiga Marta, do judo, que é ceguinha, vai chegar a grávida” ou “A instrutora (do judo) teve de me mandar lá para fora porque estava quase a saltar-lhe ao pacote”. Este caso chegou à imprensa brasileira, com o importante jornal Folha de São Paulo a recordar algumas destas frases.

Após ter sido aberto um processo disciplinar, seguiram-se os rumos legais, audição das testemunhas, abertura para audição do acusado e recolha de provas.

A Universidade do Porto deu como provadas as denúncias dos alunos e confirma o despedimento. Anteriormente, o professor já tinha sido suspenso 90 dias, período máximo segundo a lei.

Exit mobile version