Ministério Público acusa cidadão francês de matar um jovem na baixa do Porto

Ministério Público acusa cidadão francês de matar um jovem na baixa do Porto post thumbnail image

O Ministério Público (MP) acusou um cidadão francês de matar um estudante, de 23 anos, na madrugada de 10 de outubro de 2021, no centro do Porto, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Este arguido, de 21 anos, está acusado de homicídio qualificado e de ofensas à integridade física qualificada, crime pelo qual está igualmente acusado um segundo arguido, também de nacionalidade francesa.

A PGRP conta que, na madrugada de 10 de outubro de 2021, junto a um estabelecimento de diversão noturna, na zona de Passos Manuel, na Baixa do Porto, “enquanto aguardavam pela entrada no local, gerou-se uma troca de palavras entre um grupo de cidadãos portugueses, onde se encontravam os três ofendidos, e três mulheres de nacionalidade francesa”.

Segundo a acusação, “as três mulheres afastaram-se momentaneamente do local, indo ao encontro dos dois arguidos, também franceses, os quais, sabendo do desentendimento, vieram na direção do grupo [onde estava o estudante Paulo Correia], com o único propósito de agredir os seus elementos”.

“Um dos arguidos, ao alcançar um dos ofendidos, desferiu-lhe murros e socos no rosto e na cabeça e, de seguida, foi no encalço da vítima mortal, tendo-lhe desferido, com grande violência, um murro na zona da cabeça, que fez com que a vítima rodasse a cabeça, revirasse os olhos, ficasse com a língua fora da boca, cambaleasse até uma viatura ali estacionada e embatesse na mesma, caindo ao chão, ali ficando prostrada”, descreve o MP.

O outro arguido, acrescenta a PGRP, “foi na direção do terceiro ofendido e desferiu-lhe um murro, fazendo-o cair no chão, após o que ainda o pontapeou no tórax”.

A vítima foi transportada para o Hospital Santo António, no Porto, mas veio a falecer poucas horas depois, “devido às lesões sofridas”.

O autor do homicídio encontra-se em prisão preventiva.

O Ministério Público requereu, na acusação, a aplicação da pena acessória de afastamento de território nacional aos dois arguidos.

O despacho de acusação, deduzido em 07 de abril, esteve a cargo do MP no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto (1.ª secção).

Paulo Correia foi basquetebolista do Guifões Sport Clube.

Por LUSA

Related Post

Legislação “atrasa” obras municipais em concurso público sempre que há querelas entre concorrentesLegislação “atrasa” obras municipais em concurso público sempre que há querelas entre concorrentes

As obras municipais por concurso público são penalizadas pela atual enquadramento legal, que acaba por resultar na suspensão imediata dos procedimentos sempre que existe litigância entre concorrentes interessados. A situação foi hoje exposta pelo presidente