A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promove hoje, no Porto, a conferência “Mercado de Trabalho – Que profissionais teremos amanhã?”.
Ao longo do dia de hoje, no salão nobre da Alfândega do Porto, tem vindo a ser debatido o problema da falta de recursos humanos para os setores do alojamento turístico, da restauração e similares.
Na sessão de abertura esteve presente a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que destacou a importância do setor turístico na afirmação e dinâmica económica do Porto, “nomeadamente na criação de emprego, reabilitação do edificado e alavancagem do comércio”.
“O Porto oferece hoje um acesso a talento qualificado, através de uma vasta rede de entidades que promovem formação técnico-profissional na área, bem como instituições que desenvolvem formação superior no domínio do turismo e hotelaria. Aqui, sempre soubemos que não basta boa vontade. Temos que aliar o nosso talento, o dom natural de bem receber com o acolhimento de qualidade exigente. Sendo esse o nosso Norte, só alcançaremos bons resultados com melhores profissionais que conseguirmos ter e reter, com o empenho de todos”, acrescentou a vereadora.
Para além de Catarina Santos Cunha participaram na sessão de abertura o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e o vice-presidente da AHRESP, Carlos Moura.