Plataforma de Comunicação Digital

AmbienteCidade do PortoCulturaEducaçãoPaísPelo Mundo

Estudante Portuguesa da Universidade do Porto visita Quénia como Embaixadora pelo Clima

Leonor Medon, 21 anos, estudante de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma das vencedoras do Torneio de Debates Pan-Europeu em Bruxelas sobre Alterações Climáticas, Migração, Juventude e Economia, participou numa visita ao Quénia para observar e documentar a realidade do país. Um território que tem enfrentado nos últimos anos conflitos e deslocações forçadas devido à falta de água e à insegurança alimentar. O tour realizou-se de 5 a 13 de abril e foi promovido pelas organizações WeWorld e Terra Madre, no âmbito da campanha #ClimateOfChange, com os jovens finalistas do Torneio de Debates Pan-Europeu e jovens ativistas como a portuguesa Joana Guerra Tadeu.

ClimateOfChange é a campanha de sensibilização pan-europeia liderada pela ONG italiana WeWorld e cofinanciada pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa DEAR. Um programa que visa desenvolver a consciência dos jovens cidadãos da UE sobre a ligação entre as alterações climáticas e a migração e envolvê-los na criação de um movimento ativo para mudar o seu estilo de vida e apoiar a justiça climática global.

Como embaixadora do Clima, Leonor Medon, irá ampliar a voz dos quenianos e as preocupações de quem está a sofrer com os impactos das alterações climáticas. A ideia é sensibilizar em particular os jovens para serem agentes de mudança perante uma ameaça global cada vez mais local e garantir a justiça climática para todos. “A ação dos jovens surge como um motor para a promoção tanto dos problemas como das soluções e linhas orientadoras para uma transição ecológica e climática”, afirma Leonor.

De facto, foi possível visitar inúmeras iniciativas de adaptação e mitigação face às alterações climáticas, tais como projetos familiares de economia circular em Baringo, e trocar ideias com jovens ativistas quenianos. “Não raras vezes, ao estudar e ler sobre as alterações climáticas e os seus impactos sociais, ao fazê-lo em nossa casa, longe do terreno onde os efeitos mais se sentem, pensamos na forma como o problema se traduz em números, estatísticas e demais dados quantitativos. (…) A título de exemplo, é diferente analisar estatísticas sobre a seca extrema e ouvir as populações sobre como isso provocou a redução de três para apenas uma refeição por dia em algumas comunidades, incluindo entre mulheres e crianças (…) ou como a subida dos níveis da água, por exemplo no Lago Baringo, provocou migrações de um conjunto alargado de pessoas que vivia próxima da água.” afirma Leonor.

“Todas estas experiências levaram-me para a necessidade da ação climática, mas, em todo o caso, cada vez mais entendo a sua ligação a tantas outras matérias como, no caso desta viagem, são o colonialismo, as comunidades, o território e a complexidade de contextos históricos e sociais que se misturam em todas estas matérias. Procurarei associar, tanto quanto me for possível, tudo o que testemunhei na minha prática académica e para o ativismo sobre as questões do clima.”, acrescenta ainda.

A atividade pastorícia – até hoje a maior fonte de subsistência de milhões de pessoas residentes nas terras áridas e semiáridas que ocupam já 85% do território do Quénia -, está ameaçada devido à variabilidade climática e a secas prolongadas. As alterações climáticas vieram, por um lado, agravar a pressão sobre a biodiversidade e a segurança alimentar da população no país. Por outro, estão a agudizar os conflitos entre as comunidades locais motivados pela falta de recursos, na disputa por água e alimentos, o que leva a um agravamento ainda maior no que respeita aos meios de subsistência disponíveis. Uma realidade com repercussões na estabilidade dos mercados e da educação das crianças e que está a conduzir a deslocações forçadas.

“Por exemplo, disseram-me ser a “Rainy Season” (Época de Chuvas) a época em que visitei o Quénia. Contudo, nos dez dias em que estive não choveu uma única vez. Durante vários anos, algumas das florestas que visitamos foram alvo de expropriação e de produção massiva de árvores exóticas como os eucaliptos. Verificamos que as comunidades têm desenvolvido esforços para plantar espécies indígenas, no sentido de promover a reflorestação. Além disso, surgem novas formas de cultura de animais para fugir a alguns problemas de criminalidade (…), que procuram gerar uma economia circular onde tudo é aproveitado.”

O Quénia tem vindo a desenvolver inúmeros instrumentos, como o Plano de Ação Nacional de para as Alterações Climáticas, mas dependente em muito do apoio da comunidade internacional.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial