Plataforma de Comunicação Digital

AmbienteCidade do Porto

400 alunos dão o exemplo e ajudam a limpar praias

Na última terça-feira, nas praias do Porto, decorreu mais uma ação de retirada do lixo promovida pela empresa municipal Porto Ambiente. Esta atividade contou com a ajuda de 400 alunos, vindos de 10 escolas diferentes.

Esta iniciativa teve como objetivos “dar maior visibilidade” ao tema do ambiente e “reforçar a sensibilização para a proteção das praias “. A ação fez com que jovens, de escolas diferentes, saíssem das zonas de conforto e trabalhassem para a recolha de lixo ao longo da costa portuense.

Estes serviços são garantidos pela Porto Ambiente, todo o ano, porém alunos do 5.º ao 12.º ano mostraram se bastante interessados em contribuir para um planeta “um local mais bonito e seguro”.

Na parte da manhã, foram limpas as praias do Castelo do Queijo, Aquário, Homem do Leme e Molhe. Já no período da tarde, foi a vez das praias do Carneiro, Ourigo, Ingleses e Gondarém.

Bruno Novo, professor do Colégio Júlio Dinis, mostrou-se satisfeito por poder ajudar. Referiu que “São crianças com muitos sonhos. Imaginam um mundo muito bonito”, acrescentando que, “Às vezes chegam à escola, mostramos um bocadinho da realidade e eles ficam muito chocados”. Bruno Novo ainda referiu que “Os miúdos mostram empatia e respeito pela natureza. Dão asas àquilo que consideram correto”.

Uma das estudantes do Colégio Júlio Dinis, Rafaela Azevedo, de 11 anos, juntamente com os colegas depois do “trabalho de equipa”, afirma que encontrou “muito lixo”. Entre o entulho, o mais comum foi apanhar “plástico e beatas”, assegurou a aluna.

Os alunos ainda exclamaram que foi “um dia diferente dos outros!”, acrescentando que “Durante a manhã houve tempo para tudo, até para brincar”.

As ações de limpeza das areias da costa, apoiadas pela Porto Ambiente, irão prolongar-se durante o ano às terças e quintas-feiras.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial