Plataforma de Comunicação Digital

CulturaVila Nova de Gaia

Exposição “Comunidade em histórias” decorre até 5 de junho

Entre dia 10 de maio e 5 de junho, a exposição “Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia” leva ao Centro Cívico, em Gaia, um trabalho do Museu Ubuntu Gaia, a equipa do projeto Meu Bairro Minha Rua, e a equipa de desenvolvimento de projetos Plano Diretor Municipal (PDM) participativo da Gaiurb para mostrar a história dos locais pelos seus habitantes.

O Mapa de Memórias Coletivas exibe o território e a evolução ao longo dos anos. Dá a conhecer o resultado da do trabalho entre a equipa de desenvolvimento do PDM da Gaiurb e os cidadãos, que agora permite percorrer Gaia através do tempo e na sua geografia.

Ao mesmo tempo, após anos de interferência do projeto Meu Bairro Minha Rua e do Museu Ubuntu Gaia, cerca de 30 contribuições individuais criaram um sumário de histórias que guardam a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e das romarias, que constituem o património imaterial do município.

António Miguel Castro, presidente da Gaiurb, sublinha que, “Esta exposição é uma oportunidade de olharmos para Gaia pelos olhos de quem a viu crescer e modificar-se, de quem a personaliza e exige mudanças. Conseguimos cruzar a importante tarefa imaterial da memória com um mapeamento do território que nos aponta o futuro”.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, acrescenta ainda que, “Ao longo dos últimos meses, em sede de revisão do PDM, chamámos os gaienses a contribuir com o seu conhecimento alicerçado na vivência do município. É tempo, agora, de o darmos a conhecer, juntando muito do que apreendemos nos projetos Ubuntu, que tantas e tão significativas transformações têm trazido à comunidade”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial