Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Palácio dos Correios ganhou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

No centro do Porto, o Palácio dos Correios ganhou a edição anual do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Comércio & Serviços.

O arquiteto Ginestal Machado foi o responsável pelo projeto de intervenção e diz que “o que era um pesadelo tornou-se hoje um orgulho”, referindo o que era o edifício e a sua envolvência, comparando com a atualidade.

A cidade invicta recolheu o maior número de projetos vencedores, segundo a lista dos premiados.

Na origem, o Palácio dos Correio foi uma “peça do mestre” de Carlos Ramos, antigo diretor da Escola de Belas Artes do Porto. Mas, descrito por Ginestal Machado, tratava-se de uma “obra inacabada”. À sua volta, a Rua do Estêvão era mal frequentada, “à noite, metia medo”, lembra o arquiteto.

Ginestal Machado salienta que “Hoje é uma referência. Está em harmonia com as ruas do Estêvão e do Bonjardim” completando que, “o grande buraco que existia deu lugar a um parque de estacionamento” integrado no imóvel.

Feliz pela obra final, o arquiteto reforça a “importância da entrada da BMW, que ali decidiu instalou serviços de software para utilizar nos novos carros”. A associação à marca foi uma “alavanca” para o projeto.

Além do fim do “grande buraco”, o renovado Palácio dos Correios é distinguido pelo “jardim vertical”, visível a partir do exterior e que “confere frescura à cidade”. No interior, a sala de exposições, onde se podem ver obras do mestre José Rodrigues, assim como a grande cúpula de vidro, são motivos para uma visita. O arquiteto afirma ainda que, “Se não é a maior, é uma das maiores cúpulas de vidro e aço da cidade do Porto”. Passou, assim, a ser um “espaço de lazer”. A iluminação foi renovada e o Palácio dos Correios, assim como a sua envolvente, reconquistaram a “dignidade”.

Para futura agenda, ficou a renovação da área dos serviços da Câmara do Porto, nomeadamente do Gabinete do Munícipe.

Além da BMW, o Palácio dos Correios tem outros inquilinos. Também a Área Metropolitana do Porto (AMP) escolheu o edifício para instalar a sua sede. Uma agência bancária e um balcão dos CTT constam, igualmente, na prestigiosa lista.

A lista dos projetos distinguidos com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022 passam pelos seguintes: Residencial, Rua Ivens 18-28 (Lisboa); Comércio & Serviços, Palácio dos Correios (Porto); Turístico, Hotel M.Ou.Co (Porto); Impacto Social, Teatro Jordão e Garagem Avenida (Guimarães); Cidade de Lisboa, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa); Cidade do Porto, Hotel Eurostars Aliados (Porto); Intervenção inferior a 1000 m2, Casa na Mãe de Deus (Ponta Delgada); Intervenção de restauro, Edifício Municipal Casa da Calçada (Viseu); Reabilitação estrutural, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel (Lisboa) e Hotel Eurostars Aliados (Porto); Sustentabilidade, Edifício Litografia Lusitana (Porto).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial