Plataforma de Comunicação Digital

PaísSaúde

Concentrações de pólen vão continuar muito elevadas em Portugal continental

Todas as regiões de Portugal continental vão continuar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

O boletim polínico divulgado pela SPAIC, até dia 09 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera em todas as regiões do Continente, com a previsão de uma melhoria das condições atmosféricas.

“No ar estão presentes, em níveis muito importantes, grãos de pólen com elevada capacidade alergénica, como os provenientes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e da árvore oliveira”, refere a SPAIC.

Na região de Lisboa e Setúbal predominam os pólenes das árvores oliveira e carvalhos, ervas gramíneas e parietária.

Já no Porto (região de Entre Douro e Minho), destacam-se os pólenes provenientes das árvores carvalhos e oliveira, das ervas gramíneas, e parietária.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pólenes são sobretudo provenientes dos carvalhos, oliveira, castanheiro e pinheiro e das ervas gramíneas, parietária e azeda.

Em Coimbra (região da Beira Litoral), há predomínio dos pólenes das árvores oliveira e carvalho, das ervas parietária e gramíneas.

Na região da Beira Interior (Castelo Branco), destacam-se os pólenes das árvores carvalhos, oliveira e carvalhos e ervas gramíneas.

Já na região do Alentejo (Évora), abundam os pólenes das árvores oliveira e sobreiro e das ervas gramíneas e tanchagem.

Na região do Algarve (Faro) dominam os pólenes das árvores oliveira e carvalhos e das ervas gramíneas.

Para os arquipélagos dos Açores e da Madeira esperam-se baixos níveis de pólen na atmosfera.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

“Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias”, acrescenta.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial