Plataforma de Comunicação Digital

Desporto

Governo promete combate à violência no desporto

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, afirma que as medidas de prevenção e combate à violência no desporto “irão traduzir-se em maior responsabilidade de todos os agentes”.

“O combate é de todos, mas, principalmente, dos agentes desportivos. Todos irão ser chamados a uma maior responsabilidade. Este combate à violência no desporto é uma luta contínua. Há fenómenos que surgem, outros que ganham outra força e temos de responder. Esta é a altura que o Governo tem para apresentar medidas, mas queremos concertá-las e que sejam amplamente representativas”, referiu o governante.

Foi à entrada do debate “Violência no Desporto: Prevenir e sensibilizar para um desporto melhor”, que decorreu no Centro Paroquial de Mafamude e foi promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que João Paulo Correia falou à comunicação social.

Este frisou ainda que “o combate à violência no desporto é uma prioridade do Governo. É público que estão a ser preparadas medidas de prevenção e combate. Este debate é uma organização da Câmara Municipal de Gaia, à qual o Governo se associa, pois o combate à violência no desporto é de todos e inclui Estado central, municípios e agentes desportivos. O que se procura fazer com este painel é demonstrar que essa é uma frente de combate”.

Sem avançar uma data para o anúncio das medidas, João Paulo Correia notou que “há a consciência” de que estas têm de surgir “a curto prazo”, embora admitindo que “a pressa não pode ser inimiga do processo” e que será necessário um “amplo debate com os agentes desportivos”.

Terminou dizendo que “as medidas serão anunciadas no tempo que for possível, após uma auscultação que temos de fazer aos representantes e instituições que representam os diversos agentes desportivos. Neste momento, estamos a fazer um debate interno, com conversações sobre as medidas de prevenção e combate à violência no desporto. Necessariamente, estas incidirão numa maior responsabilização de clubes, adeptos e agentes”.

Para além do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, o debate contou ainda com as participações de Cláudia Pinheiro, do Observatório Nacional da Violência Contra Atletas, José Neto, embaixador da Ética no Desporto, e Sara Moreira, atleta do Sporting.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial