Plataforma de Comunicação Digital

Turismo

Porto destaca-se na atração de eventos e congressos e sobe para o top 20 mundial

A mais conceituada Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) coloca o Porto no top 15 europeu e no top 20 mundial do ranking que, anualmente, apresenta as cidades que mais se destacam como destinos mais procurados para acolher a realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

Esta distinção confirma, ainda, que a cidade foi uma das que melhor lidaram com o período agudo da pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística.

O ICCA Destination Performance Index, em 2021, consagrou o Porto como o 14.º destino a nível europeu e o 16.º a nível mundial no segmento do turismo de negócios, uma subida face à 39.ª posição do ranking mundial em 2019, antes da crise sanitária (em 2020 não foi publicado um ranking comparativo devido aos efeitos da pandemia, que afetaram o setor a nível mundial).

Os avaliadores sustentaram a subida do destino na rápida resposta por parte de todos os stakeholders face aos constrangimentos provocados pela Covid-19, o reforço ao nível da comunicação, a forte aposta na digitalização, o esforço na identificação de potenciais eventos e o plano de resiliência do Turismo do Porto e Norte, tendente à realização ou reagendamento de eventos.

Segundo a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, “este reconhecimento vem provar a atratividade da cidade do Porto que, ano após ano, tem vindo a fortalecer, de forma sustentada, o seu posicionamento externo como destino de turismo de negócios, concorrendo com outras cidades europeias e mundiais de referência, com o que se congratula a Câmara do Porto”.

De recordar que o chamado “meeting industry” tem sido uma das prioridades estratégicas definidas pelo Município do Porto e pelo Turismo do Porto e Norte.

Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e Norte já captou mais de uma centena de eventos que, no total, vão trazer à região mais de 32 mil pessoas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial