Site icon Rádio Portuense

As Sebastianas estão de volta! Celebradas em honra de São Sebastião, as festas da cidade de Freamunde 

Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, as Sebastianas são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. É um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, atraindo mais de 120 mil visitantes!

Em 2022, a animação está a cargo de vários artistas, entre bandas e DJs, todos os dias, com Daniela Mercury, Dino D’Santiago, Dealema e Wet Bed Gang em destaque. Mas a animação também se faz ao som da “Noite de Bombos“, dia 8, uma arruada livre com bombos tocados pelos locais e visitantes; dos espectáculos de Fogo-de-Artifício, nas noites de sábado e segunda-feira (uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”); da actuação de Bandas Filarmónicas, no domingo, o dia da Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores; e da Marcha Alegórica sob o tema “Culturas do Mundo”, na 2ª feira, composta por escolas de samba, grupos de bombos e carros alegóricos, claro, totalmente produzidos localmente, por grupos de voluntários e amigos das festas.

A programação das Sebastianas inclui, desde 2013, o PUTRICA, Festival de Arte Pública, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O Curador do Festival é o Frederico Draw (https://www.facebook.com/frederico.draw), natural de Freamunde, que todos os anos convida artistas para participar.

O aquecimento para as Sebastianas arranca no dia 1 de Julho com um concerto dos Fogo Fogo, inserido na Semana Cultural de Freamunde que decorre até dia 6 e que inclui várias actividades realizadas por associações culturais da cidade.

Exit mobile version