Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoMeteorologia

Temperaturas muito elevadas obrigam a aviso laranja e cuidados especiais

As temperaturas máximas no Porto colocam o concelho sob aviso amarelo até a manhã de hoje. A partir da tarde e até Domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agrava para laranja, devido ao risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) ser considerado “muito elevado”.

Tendo em conta a Proteção Civil Municipal, este agravamento deverá prolongar-se por mais tempo, porque os valores da temperatura máxima prevista situam-se acima dos registos normais para a época.

Os conselhos da Proteção Civil passam por: evitar expor-se ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 e as 17 horas); proteger a cabeça, usar óculos escuros e protector solar de factor igual ou superior a 30; usar roupas leves de algodão e cores claras; prevenir a desidratação bebendo água ou sumos naturais frequentemente; incentivar os idosos e bebés a beber água com frequência; evitar bebidas alcoólicas, com cafeína ou gás ou elevado teor de açúcar; fazer refeições leves e frequentes; durante o dia manter as persianas fechadas e as janelas abertas para circular o ar e evitar atividades que exijam muito esforço físico.

A Câmara Municipal do Porto continuará a acompanhar a atualização destas previsões, prometendo impulsionar todas as medidas de segurança adequadas.

Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número de telefone 225 073 700.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial