Plataforma de Comunicação Digital

Trânsito

Obras da Brisa no túnel de Águas Santas na Maia terminam no final do ano

As obras da Brisa Concessão Rodoviária no nó de Ermesinde, em Valongo, e no túnel de Águas Santas, na Maia, terminarão, respetivamente, no final de outubro e dezembro deste ano, de acordo de uma resposta da empresa à Lusa.

“A reformulação do nó de Ermesinde (e das praças de portagem) será concluída a 31 de outubro. As obras de reformulação dos dois túneis já existentes estarão concluídas a 31 de dezembro de 2022 – é esta a data estimada para a conclusão total da obra”, pode ler-se numa resposta do presidente executivo da empresa, Manuel Melo Ramos, a questões da Lusa.

De acordo com a resposta do responsável, “a fase final da conclusão desta empreitada vai obrigar a interrupções pontuais do trânsito nos ramos de acesso e de saída da A4 [Autoestrada 4] no nó de Ermesinde”, no distrito do Porto, como tem acontecido nas últimas semanas.

As interrupções “serão feitas maioritariamente no período noturno”, tal como já tem sucedido, de forma a aumentar a “comodidade e segurança” dos clientes e “com o objetivo de minimizar o impacto no nível de serviço” da autoestrada, de acordo com a Brisa.

Depois de concluída a obra, o sublanço da A4 terá “quatro vias de circulação em cada sentido na plena via; quatro vias na galeria Norte em ambos os sentidos; duas vias de circulação na galeria Sul no sentido Porto/Ermesinde; duas vias de circulação na galeria Central no sentido Matosinhos/Ermesinde”.

Na empreitada inclui-se ainda a “criação de duas novas praças de portagem resultantes de alargamentos que substituirão as antigas praças de portagem que existiam junto à N208 [Estrada Nacional 208]”, segundo o presidente executivo da concessionária.

Manuel Melo Ramos salienta que a empresa “investiu 43 milhões de euros na empreitada de alargamento da plena via no sublanço Ermesinde/Águas Santas”, que classificou de “muito complexa”.

“Por um lado, porque está a ser realizada num sublanço da A4 (Ermesinde/Águas Santas) que tem uma elevada utilização – o que obriga a um esforço adicional no planeamento dos trabalhos de forma a mitigar o mais possível o impacto causado nos clientes”, refere o responsável da Brisa.

Por outro lado, “porque incluiu a construção de um novo túnel (a galeria Norte), a reformulação de dois túneis já existentes (as galerias Sul e Central), o alargamento da plena via de duas para quatro vias de circulação e ainda as reformulações das praças de portagem e do nó de Ermesinde”.

As obras de alargamento da A4 no sublanço Águas Santas – Ermesinde, incluindo a construção de um novo túnel, foram iniciadas em 2015, estiveram paradas e retomaram em 2020.

Por Lusa

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial