Plataforma de Comunicação Digital

Cultura

Programação do Batalha Centro de Cinema é revelada a 28 de setembro

A programação da 1.ª temporada — de dezembro deste ano a julho de 2023 —, missão e valências do renovado Batalha Centro de Cinema serão conhecidas a 28 de setembro. A informação estará disponível nas plataformas de comunicação da instituição, lançadas nessa data.

Com abertura agendada para dezembro, o Batalha Centro de Cinema é o novo centro cultural da cidade do Porto que tem como missão promover o conhecimento e a fruição cultural através do cinema e da imagem em movimento. Em 2021, o diretor artístico Guilherme Blanc assumia a aposta na “inclusão social e cultural através do acesso ao cinema, passando isto pela educação, mas também pela criação de comunidades de cinefilia junto a diferentes grupos de diferentes identidades, demografias e culturas”.

Quem passa pela Praça da Batalha já pode ver grande parte da fachada da histórica casa de cinema que o Município vem reabilitando, num trabalho minucioso que estará plenamente concluído antes do final do ano.

Parte da intervenção no edifício já foi tornada pública em junho depois de as obras de recuperação terem colocado a descoberto, pela equipa da GO Porto, os frescos de Júlio Pomar, gravados nos anos 1940 e, entretanto, escondidos pela polícia política.

Com início a 18 de novembro de 2019, a empreitada no histórico edifício correspondeu a um investimento municipal de aproximadamente 5 milhões e 170 mil euros, onde foram incluídos os trabalhos de restauro dos frescos do artista plástico, assim como algumas imprevisibilidades tais como a necessidade de reforço de elementos estruturais, o aparecimento de fibrocimento nas coberturas e palco, a descoberta de um poço enterrado que continha hidrocarbonetos, e ainda a falta de materiais e algumas alterações ao projeto solicitadas pela Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC).

O Batalha foi arrendado pela Câmara do Porto por um período de 25 anos e vai ser devolvido à cidade mais de uma década após o seu encerramento, retomando a sua função cultural centrada no cinema.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial