Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

FC Porto 4-1 SC Braga | Crónicas da Bola

O FC Porto goleou o SC Braga por 4-1!

A pausa para as seleções terminou e, com ela, regressaram as competições de clubes. O FC Porto estava a passar um período menos positivo, vencendo apenas dois dos últimos seis jogos, enquanto o SC Braga continuava invicto nos nove jogos que tinha disputado na temporada.

Sérgio Conceição apostou num 4-4-2 losango. O meio-campo foi composto por Uribe, Stephen Eustáquio e Bruno Costa. Pepê jogou atrás de Taremi e Evanilson, embora tenha descaído algumas vezes para as alas. Na defesa, o técnico portista apostou novamente em Rodrigo Conceição para lateral direito. Curiosidade para o facto de João Mário e André Franco (titular na Amoreira) não aparecerem na ficha de jogo. Otávio começou a partida no banco de suplentes.

Já Artur Jorge manteve-se fiel ao seu já habitual 4-4-2. Sikou Niakaté recuperou de lesão e foi titular, tal como Al Musrati e Vitinha, que formou a dupla de ataque com Simon Banza.

Com as duas equipas em declarados 4-4-2, a diferença esteve nos posicionamentos e estratégias iniciais. Os bracarenses optaram por tentar ditar um ritmo mais pausado do jogo, mas correu mal. Os dragões entraram melhor no jogo, tendo mais posse de bola e a pressionar em todo o terreno, em bloco médio, não deixando os minhotos respirar e construir lances de ataque.

A pressão era intensa e deu frutos duas vezes no espaço de dois minutos. Primeiro, aos 32 minutos, grande jogada coletiva dos portistas a resultar em golo de Evanilson. Ainda no meio-campo, Evanilson deu, de calcanhar, para Pepê que, com dois toques, colocou para Mehdi Taremi. O internacional iraniano correu, aguentou a pressão de Fabiano e Matheus e meteu para Stephen Eustáquio, que levantou ao segundo poste para Evanilson encostar com o peito. Estava inaugurado o marcador. É caso para dizer que este 1-0 nasce na bravura de Pepê, na inteligência de Taremi e na classe de Eustáquio. Depois, Evanilson só teve de empurrar.

Dois minutos depois, Vitinha, em esforço, falhou o passe, Taremi isolou Pepê e o brasileiro, nada egoísta, ofereceu a Eustáquio que perante Matheus atirou a contar para o 2-0. Primeiro golo do internacional canadiano pelos azuis e brancos.

Até aí nada de SC Braga. Os visitantes pouco ou nada conseguiram construir, a não ser perto do intervalo, quando Iuri Medeiros contornou Diogo Costa, mas o seu remate saiu ao lado. Valente susto para os dragões, porque se este lance tivesse dado em golo, muito provavelmente, a segunda parte seria bastante diferente.

No lance seguinte, Bruno Costa viu Matheus negar-lhe o 3-0, após passe atrasado de Taremi (a inteligência do iraniano é fenomenal). Ainda assim, ao intervalo, a vantagem portista no marcador era justa, já que, apesar de não ter tido uma avalanche de oportunidades perante um SC Braga organizado, foi eficaz.

Os arsenalistas mudaram a abordagem na segunda parte. Ao intervalo, Artur Jorge, naturalmente descontente, efetuou três substituições: Victor Gómez, Uroš Račić e Abel Ruiz renderam Fabiano, Iuri Medeiros e Simon Banza e rapidamente se viu mudanças.

O SC Braga passou a ser mais agressivo, a ter mais bola, e, aos 53 minutos, Ricardo Horta rematou com estrondo à barra da baliza defendida por Diogo Costa. O tento bracarense surgiu logo a seguir. Excelente recuperação de bola de Al Musrati, seguida de passes sucessivos, com Victor Gómez a cruzar rasteiro e Pepe a fazer autogolo. Foram 15 minutos de risco máximo dos minhotos, premiados com esse momento. Porém, foi sol de pouca dura.

O campeão nacional não ficou de braços cruzados e, aos 63 minutos, o cruzamento de Rodrigo Conceição (que surpreendeu positivamente) ressaltou em Niakaté e a bola sobrou para Mehdi Taremi. O iraniano, com grande classe, fez a bola passar por entre as pernas de Tormena e deixou para Pepê que finalizou com toda a calma.

Se tudo estava complicado para o SC Braga, pior ficou no minuto 84, quando Matheus saiu fora de área e depois de fazer falta sobre Taremi – que ficava isolado para a baliza -, viu o cartão vermelho direto. Nesta fase já o jogo estava decidido, mas ainda houve tempo para o quarto tento da equipa da casa. Tiago Sá defendeu o remate de Gabriel Veron, mas a bola foi na direção de Galeno que, aos tropeções e em desequilíbrio, fez golo contra a sua antiga equipa (não festejou) e fechou o resultado em 4-1.

Uma das melhores exibições do FC Porto esta época, e logo diante de um SC Braga que tem sido competentíssimo. Toda a equipa de Sérgio Conceição esteve bem. Rodrigo Conceição surpreendeu positivamente, Stephen Eustáquio e Uribe entenderam-se bem no meio-campo, Pepê esteve em dois golos e parecia Otávio no trabalho sem bola, mas Taremi merece todos os elogios.

No Dragão, tudo faltou à equipa de Artur Jorge: entrou organizada, mas encolhida, dando a bola ao FC Porto. Quis soltar-se e foi derrubada com dois golos sucessivos. Na segunda parte, arriscou tudo, fez um golo, mas depois nunca mais criou grande perigo à baliza de Diogo Costa.

???? ??: Mehdi Taremi. Como disse anteriormente, praticamente toda a equipa do FC Porto esteve bem, mas o iraniano merece todos os elogios. Não marcou, mas fez duas pré-assistências nos dois primeiros dois golos da equipa portista e, para além disso, inventou o terceiro dentro de uma cabine telefónica cheia de pernas arsenalistas. Taremi é um tratado de bom futebol.

?????? ?? ????: Primeira parte do SC Braga. A equipa bracarense entrou organizada, mas encolhida, dando a posse de bola e a iniciativa ao FC Porto. Melhorou com as substituições e os primeiros 15 minutos do segundo tempo foram melhores, mas insuficientes. Também é preciso dar mérito à turma de Sérgio Conceição, que pressionou em todo o terreno, em bloco médio, não deixando os minhotos respirar e construir lances de ataque. Ainda assim, esperava-se mais dos comandados de Artur Jorge, que tem sido competentíssimos neste arranque de temporada.

Grande exibição do FC Porto!

Segue Crónicas da Bola para mais crónicas dos jogos da Seleção Nacional e da Liga Portuguesa
Texto de Raúl Saraiva

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial