Site icon Rádio Portuense

Famalicão 4-0 Boavista FC | Crónicas da Bola

Uma das maiores curiosidades do jogo foi João Pedro Sousa, não só por voltar a Famalicão, como por ter defrontado a sua antiga equipa dentro de portas – recorde-se que, há cerca de um ano, saiu do Boavista e foi substituído por Petit.

No seu primeiro onze desde o regresso a Famalicão, João Pedro Sousa fez cinco alterações: Alexandre Penetra regressou para a defesa (saiu De La Fuente) e mexeu com todo o ataque, dando a titularidade a Zaydou Youssouf, Puma Rodríguez (estreia a titular), Ivo Rodrigues e Álex Millán. O 4-3-3 predileto do técnico famalicense voltou à ação, com Penetra à direita.

No Boavista, Robson foi a novidade, já que Reggie Cannon está lesionado e, por isso, foi o brasileiro que entrou para o trio defensivo dos axadrezados. Petit manteve o seu já habitual 3-4-3.

Os axadrezados vinham de uma grande vitória e exibição frente ao Sporting CP (2-1), no Bessa, mas pareceu-me que a paragem para compromissos internacionais fez mal à turma de Petit, que entrou mal no jogo e praticamente nunca se encontrou em campo. Para desespero de Petit, pois claro, ele que, a partir do banco, exigiu várias vezes mais agressividade nos duelos. Foi um Boavista mais macio e mais desligado do que o habitual.

Por outro lado, os famalicenses mostraram uma cara que ainda não tinham mostrado esta temporada. Com a cara lavada, a equipa apresentou-se solta em campo, confortável a jogar em campo aberto, tanto a apostar na largura como na ocupação de espaços. Logo a abrir, aos 6 minutos, Santi Colombatto deu para Puma Rodríguez que, de forma escandalosa, desperdiçou uma oportunidade flagrante.

A verdade é que, aos 25 minutos, Ivo Rodrigues inaugurou mesmo o marcador. Puma Rodríguez cruzou para a área, onde apareceu Ivo Rodrigues a cabecear para o fundo das redes da baliza de César.

Com maior segurança atrás, os médios do Famalicão aventuraram-se em zonas mais ofensivas. Puma Rodríguez, do lado anfitrião, e Bruno Onyemaechi, do lado visitante, assumiram protagonismo, mas o internacional panamenho foi sempre o mais agitador e aquele que deu maiores dores da cabeça à defesa adversária. E, aos 44 minutos, o panamenho fez mesmo o segundo golo famalicense. Após receber o passe de Colombatto, fugiu a Sasso e, de pé esquerdo, atirou a contar. Estava feito o 2-0. Ao segundo jogo pelo Famalicão, o extremo ex-Alavés mostrou dotes muito interessantes.

O resultado ao intervalo era justo, já que as oportunidades de maior perigo pertenceram ao Famalicão, que também esteve sólido e compacto atrás.

Ao intervalo, Petit, naturalmente descontente com o desempenho da sua equipa, fez três alterações de uma assentada. Os desinspirados Róbert Boženík, Kenji Gorré e Rodrigo Abascal deram lugar a Martim Tavares, Yusupha Njie e Salvador Agra e o Boavista passou a ser um pouco mais atrevido, continuando, ainda assim, a apostar no flanco esquerdo.

A verdade é que, apesar de ter passado a ter mais bola, as aproximações foram algo tímidas – tal como os remates – e o Famalicão soube ser paciente e nunca se desconcentrou. Embora mais solta e intensa, a pantera acabou, novamente, por vacilar em termos defensivos, pecando pela falta de agressividade.

Quem não quis perder protagonismo foi Puma Rodríguez. Aos 52’, o panamenho arrancou e, desta vez, assistiu Zaydou Youssouf, que atirou de pé esquerdo e dilatou a vantagem para 3-0. Com este golo, o jogo ficou praticamente sentenciado, o que deixou João Pedro Sousa certamente mais tranquilo.

Tirando um ou outro ataque mais perigoso e um grande remate á barra, por intermédio de Yusupha, a dificuldade do Boavista em criar situações de perigo foi notória, muito por culpa da Riccieli – Mihaj, que ia estando sólida e compacta.

Já na reta final da partida, Ivo Rodrigues tirou um cruzamento da direita para Gustavo Assunção, de cabeça, fazer um grande golo e fechar o resultado em 4-0.

Uma noite em cheio – e até inesperada – do Famalicão, mas muito merecida pela exibição, até pela recente forma do Boavista. Ainda assim, os famalicenses golearam a pantera por 4-0, castigando uma versão apática da equipa de Petit.

???? ??: Puma Rodríguez. O internacional panamenho esteve diretamente envolvido em três dos quatro golos do Famalicão, já que marcou um e assistiu outros dois. Deu excelentes indicações e mostrou que é um jogador a ter em conta para o resto da época.

?????? ?? ????: Exibição axadrezada. O Boavista vinha de uma sensacional vitória frente ao Sporting, mas entrou muito mal no jogo, tendo estado completamente apática ao longo de todo o jogo praticamente. Foi uma noite para esquecer para os homens de Petit. É só mais uma prova de que, no futebol, tudo pode mudar num curto espaço de tempo.

Que grande (re)estreia de João Pedro Sousa ao serviço do Famalicão!

Segue Crónicas da Bola para mais crónicas dos jogos da Seleção Nacional e da Liga Portuguesa
Texto de Raúl Saraiva

Exit mobile version