Plataforma de Comunicação Digital

Braga

Arquidiocese de Braga vai reduzir em 50% os gastos com energia

A Arquidiocese de Braga vai conseguir uma redução de cerca de 50% dos custos de consumo de energia, graças à instalação de centrais fotovoltaicas com mais de 2.100 painéis solares, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo fonte da arquidiocese, em causa está a criação de uma Comunidade de Energia Renovável, que tem como objetivos a sustentabilidade, a redução de custos e também o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região.

Com este projeto, a arquidiocese passará a gerar mais 27% de energia do que aquela que consome.

Além disso, torna-se “energeticamente independente”, pois 45% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar.
A Comunidade terá as suas centrais fotovoltaicas distribuídas por vários edifícios, designadamente Arquidiocese, Paço, Edifício de Santa Margarida, Lavandaria, Seminário Nossa Senhora da Conceição, Seminário Conciliar e Instituto Diocesano de Apoio ao Clero.

“Com isto, estamos a ajustar a política de consumo energética aos desafios que o aquecimento global, a escalada de preços da energia e os desafios ecológicos e ambientais nos colocam”, sublinhou a fonte.

Através deste projeto, a arquidiocese poderá apoiar cerca de 650 famílias mais carenciadas, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária em média 30% inferior às atuais tarifas de mercado.

No futuro, o projeto pretende incluir outras entidades, como as IPSS, os colégios e outras instituições ligadas à Arquidiocese de Braga.

A criação da Comunidade de Energia está a cargo da empresa Cleanwatts, sem custos para a arquidiocese.

A Comunidade Energética irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da arquidiocese (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores naquela região, “de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares” ao da arquidiocese.

Segundo a Cleanwatts, a Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada.

“O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, acrescenta.

Fonte: Lusa

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial